Cidade de Silves recua 12 séculos através da Feira Medieval

A cidade de Silves vai voltar, durante nove dias, ao século XII, quando D. Sancho I, ajudado pelos cruzados nórdicos […]

A cidade de Silves vai voltar, durante nove dias, ao século XII, quando D. Sancho I, ajudado pelos cruzados nórdicos a caminho da Terra Santa, tomou pela primeira vez a cidade aos mouros. Será mais uma edição da Feira Medieval de Silves, que começa amanhã, dia 28, e se prolonga até 5 de agosto.

Este ano, a grande novidade é mesmo o facto de a feira ter entradas pagas, ainda assim a um preço acessível: 2 euros. Outra novidade é a forma de organização do certame, que a Câmara de Silves entregou, mediante protocolo, à Companhia de Teatro Viv’Arte – Laboratório de Recriação Histórica, uma associação que já antes era responsável por muita da animação da feira.

Entre o que há de novo, destaque ainda para o facto de o torneio medieval passar a ter duas edições diárias – às 20h00 e às 22h30.

Só assim, a organização espera que ninguém fique de fora e que todos, sentados nos cerca de 900 lugares marcados do espaço da liça, que foi construída de forma a fazer jus à época, possam apreciar momentos únicos, em que vários cavaleiros, árabes e cristãos, se defrontam renhidamente.

Os combates, com temáticas distintas, no mesmo dia, são entrecortados por momentos onde pontuam artes como a falcoaria, o malabarismo, o manejo de bandeiras ou, simplesmente, o humor, com a presença de bobos.

Assim, pelas 20h00, o enredo relatado será “Provas de brava destreza e de aguerridos combates entre os cavaleiros de Alá pela honra de exibirem a sua fidelidade a Isa Ibn Abi Hafs Ibn Alli, governador de Silves”.

Pelas 22h30, a história será a de “Cavaleiros cruzados e cavaleiros de D. Sancho I lutarão entre eles pelo saque do castelo, fazendo apostas e reclamando direitos”.

Na edição de 2012, o tema genérico da feira é a segunda tomada de Silves aos mouros, no dia 3 de Setembro de 1189. Nessa data, e após combates renhidos, o governador árabe Ibn Ali, pressionado pela população, acaba por entregar a cidade e o seu castelo ao rei cristão.

A recriação histórica destes momentos irá atravessar toda a feira, fazendo Silves e os seus visitantes recuar doze séculos.

 

Ruas medievais de Silves transformadas em souk

 

Durante nove dias, as ruas estreitas que ligam o rio à Sé e ao Castelo estarão transformadas num verdadeiro mercado árabe, um souk, onde não faltarão os encantadores de serpentes, os malabaristas, os saltimbancos, os músicos e muita, mas mesmo muita animação.

Haverá ainda, como é costume, inúmeros locais para encher a barriga, com petiscos mais ou menos medievais, como carnes assadas, acompanhadas por vinho ou cerveja, tudo servido em caneca de barro. Mas há muito o que comer e muitos locais onde fazê-lo.

E há uma coisa que os visitantes têm que experimentar, para entrarem por completo no espírito da feira: vestir-se com trajes medievais, árabes ou cristãos. Para isso, deverão dirigir-se às rouparias e escolher o traje que mais lhes convier.

Quem quiser mergulhar mesmo numa Experiência Medieval profunda, terá de desembolsar 30 euros, mas que permitem ter acesso à entrada, ao traje, ao Torneio de Armas a Cavalo na Liça, ao Banquete no Palácio das Varandas, e ainda à Teatralização da Conquista da Cidade pelos Cristãos em 1189 – A tomada da Alcáçova.

A organização pretende proporcionar, através deste tipo de visita ao evento, uma vivência única, que oferecerá aos aderentes a oportunidade de participar ativamente nesta recriação histórica, encarnando e experimentando o quotidiano de um personagem nobre.

Este é um convite para viver com toda a emoção e nobreza estes festejos, desfrutando, de uma forma privilegiada, das sensações proporcionadas pelo teatro, música, iguarias e aromas característicos desta época áurea da capital do reino do Algarve.

As “Experiências Medievais” são uma forma exclusiva de vivenciar os momentos mais marcantes desta viagem, que ficarão certamente na memória dos nossos convidados.

 

Xilb dos pequenos é novidade a pensar nas crianças

 

E quanto às crianças? Também há um espaço a pensar nelas. Aliás, a criação de um espaço lúdico destinado às crianças é uma das novidades da IX Feira Medieval de Silves. Vai chamar-se “Xilb dos Pequenos”, recordando a palavra árabe que deu origem ao nome da cidade.

Nesse espaço, que será dinamizado por técnicos da Divisão de Património Histórico-Arqueológico e Museus e pela Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, as crianças entre os 6 e os 14 anos poderão permanecer por um tempo limite de 1h30, realizando diversas atividades, próprias para essa faixa etária.

O que aqui fica escrito e descrito é apenas uma pequena parte de tudo o que espera os visitantes na Feira Medieval de Silves, que, a partir de amanhã, dia 28, e até 5 de agosto, passa a abrir as suas portas para um mundo encantado e para uma verdadeira viagem no tempo.

 

 

Fotos de: Elisabete Rodrigues (edição de 2011 da Feira Medieval de Silves)

 

 

 

Comentários

pub