Câmara de Monchique entrega nova viatura aos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Monchique entregou, na semana passada, uma nova viatura aos Bombeiros Voluntários de Monchique, um VCOT, no […]

A Câmara Municipal de Monchique entregou, na semana passada, uma nova viatura aos Bombeiros Voluntários de Monchique, um VCOT, no âmbito da candidatura conjunta com algumas Câmaras Municipais do Algarve.

Esta cerimónia teve a presença do Comandante Distrital da Proteção Civil Abel Gomes, entre outras individualidades, assim como do diácono Manuel Chula, que procedeu ao ato de “bênção” da viatura, Esta cerimónia decorreu durante a apresentação do Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios Florestais – DECIF 2012- que teve lugar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Monchique.

Neste capítulo, o DECIF para 2012 conta com a presença de 16 bombeiros (24 horas por dia), 27 militares dos GIP GNR, quatro elementos da Proteção Civil Municipal e militares do Regimento de Infantaria sedeado em Tavira que, a exemplo do ano anterior, irá proceder a missões de vigilância e persuasão militar durante o período critico.

Para Rui André, presidente da Câmara, «a presença de todas as individualidades representantes de todas as Entidades neste âmbito, é demonstrativa do empenho de todos para esta problemática que tanto prejuízo já causou no Concelho de Monchique; é ela também sinónimo de integração e co responsabilização dos agentes em serviço neste dispositivo especial de combate a incêndios florestais no ano de 2012».

«É fundamental o verdadeiro conhecimento e contacto de todos e a definição do papel que cada um representa neste dispositivo. Para que os objetivos comuns sejam mais fáceis de serem alcançados, é indispensável uma corresponsabilização, extensível à população, principal reduto de intervenção e informação, pelo que o papel do cidadão constitui-se como um dos mais importantes», acrescentou.

«Hoje, o concelho está mais bem preparado, mas ao assumir o compromisso de uma intervenção musculada ao primeiro instante, a mesma implica uma informação o mais rápido possível, de forma a debelar uma situação de ocorrência antes que a mesma assuma contornos maiores. Para isso, contamos, desde 15 de maio passado, com os Meios Aéreos em Monchique e equipa de sapadores dos GIPs, que tem realizado um trabalho excecional nesta intervenção rápida», disse ainda o autarca.

Por outro lado, sublinhou Rui André, «os nossos Bombeiros estão sempre prontos e formados para uma intervenção muito rápida, a sair ao primeiro instante um conjunto de equipas e viaturas. Óbvio que tudo isto significa um investimento muito grande por parte da Câmara Municipal mas, contudo, se há Associações que não são, nem podem ser consideradas como Associações normais são as Associações de Bombeiros».

Comentários

pub