186 sismos locais e regionais registados em maio em Portugal

186 sismos locais e regionais foram registados em Portugal em maio, num mês em que a atividade sísmica registada pela […]

186 sismos locais e regionais foram registados em Portugal em maio, num mês em que a atividade sísmica registada pela Rede Sísmica Nacional do Instituto de Meteorologia foi baixa.

Segundo o IM, foram sentidos dois eventos no continente: o primeiro com magnitude local (Richter) 3.7, foi sentido com intensidade máxima IV (MM-1956) em Olhão, e o segundo com magnitude local de 2.9, foi sentido com intensidade máxima III (MM-1956) em Arraiolos.

Foi ainda sentido um evento no arquipélago dos Açores, com magnitude local de 2.9 e intensidade máxima de IV (MM-1956) na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.

Em termos de sismicidade mundial, foram registados 50 sismos com magnitude igual ou superior a 5.0, tendo o de maior magnitude ocorrido na Argentina, na região de Santiago del Estero, com magnitude do momento (Mw) 6.7 no dia 28 de maio às 05:07 (UTC).

Há ainda a destacar a crise sísmica no norte de Itália, na zona de Modena-Ferrara, com especial relevância para um sismo de magnitude momento (Mw) 6.0 que ocorreu no dia 20 de maio às 02:03 (UTC) e provocou a morte a sete pessoas, mais de 50 feridos e milhares de desalojados.

Comentários

pub