Verão começa esta madrugada às 00h09

O Solstício de Verão vai ocorrer ao início desta madrugada de dia 21 de junho, às 00h09. Este instante marca […]

O Solstício de Verão vai ocorrer ao início desta madrugada de dia 21 de junho, às 00h09.

Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio, que ocorre no dia 22 de Setembro, às 15h49.

O dia 21 será o mais comprido do ano, com o Sol acima do horizonte durante cerca de 14h15 na Madeira, mais de 14h45 nos Açores e em Faro, e a ultrapassar as 15h de luz no Norte de Portugal.

Os Solstícios são pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao Equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.

A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.

No Hemisfério Norte, o solstício de Verão ocorre por volta do dia 21 de Junho. Estas datas marcam o início das respetivas estações do ano neste hemisfério. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano num número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

O Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. O Verão do Hemisfério Norte é chamado de «Verão boreal».

O Solstício de Verão constitui uma das festas mais antigas, emanada das celebrações pagãs. A jornada marca o máximo poder do deus solar, o dia mais longo do ano, antes de seu declínio e «morte» no solstício do Inverno.

As festas joaninas (Santos Populares e São João) e a tradição de saltar a fogueira são originárias destas ancestrais celebrações pagãs.
 

Comentários

pub