Vai e Vem inicia dia 1 os horários de verão e otimiza rede de percursos

Os horários de verão do Vai e Vem, os transportes urbanos do concelho de Portimão, entram em vigor no próximo […]

Os horários de verão do Vai e Vem, os transportes urbanos do concelho de Portimão, entram em vigor no próximo dia 1 de julho e prolongar-se-ão até 14 de setembro, contemplando novos percursos para melhor servir os clientes e os muitos turistas que nesta altura do ano procuram o município.

A Câmara de Portimão destaca, em nota de imprensa, a criação de um novo ponto de ligação e transbordo permanente na Rua das Hortas, que funcionará mesmo depois do período de verão, aliviando o até agora ponto central localizado no Largo do Dique, assim como a existência de um ponto de informação ao cliente na Loja da Reabilitação Urbana e Mobilidade, situado nas instalações do Mercado sito na Avenida São João de Deus e aberto de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00.

Os percursos existentes foram organizados de forma a evitar desvios penalizadores fora do período escolar, bem como foi definido um conjunto de locais (urbanizações e/ou extremos de linha) que, não justificando a totalidade da oferta, são encurtados em algumas linhas e em determinados horários, como são os casos de Monte das Alagoas, Alfarrobeiras, Castelhanas e Esteveira.

Devido à procura reduzida, a L15 não irá funcionar no verão, sendo a alternativa as linhas L8, que estabelece a ligação entre a Companheira e o CHBA – Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, e a L5, que faz ligação entre o CHBA e o centro da cidade.

Por outro lado, as frequências das linhas são adequadas à procura existente e prevista, pelo que nesse sentido é reforçada a oferta na linha L1, que estabelece a ligação entre a Fortaleza da Praia da Rocha, o centro da cidade e a zona da Penina, e na linha L7, que liga a zona ribeirinha de Alvor e as praias até ao centro de Portimão.

Para além disso, é reduzida a frequência em algumas linhas, particularmente ao fim-de-semana, e estabelecida uma lógica de complementaridade de linhas, com serviços mais curtos e coordenados de modo a possibilitar o transbordo.

A partir da L5, é criada uma linha distribuidora, com percursos alternados que possibilitem a ligação entre os principais pontos da área urbana de Portimão, ao mesmo tempo que passa a haver uma ligação direta entre a zona central da cidade (Largo do Dique e Praça Manuel Teixeira Gomes) e o CHBA, com serviço a alguns dos principais serviços (Finanças, Centro de Saúde, etc.) e à Estação de comboios.

É ainda criado um novo ponto de ligação/transbordo entre as linhas na Rua das Hortas, transitando várias linhas para esse ponto (L2, L3, L4, L5, L9, L11, L13).

Por seu turno, o Largo do Dique mantém-se como a paragem com maior número de partidas e chegadas diárias, seguida da Escola Secundária Poeta António Aleixo e do CHBA.

 

Alterações de trânsito e estacionamento

 

Face à criação do novo ponto de ligação na Rua das Hortas e ao surgimento de uma zona de grande movimentação de utilizadores de várias linhas do Vai e Vem, torna-se necessário a partir de 1 de julho estabelecer a proibição do trânsito na Rua das Hortas, por forma a garantir condições de fluidez e segurança, sendo a alternativa a circulação pela Rua dos Jesuítas, o que implica a proibição de estacionamento em ambas as artérias, conforme será devidamente sinalizado.

Para mais informações sobre todas as alterações e os horários detalhados, os clientes do Vai e Vem podem consultar a página de internet www.cm-portimao.pt e os pontos de venda/informação existentes no município.

Comentários

pub