Tráfego de passageiros cai -0,6% em Maio nos aeroportos portugueses

O tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA durante o mês de Maio revelou um decréscimo de -0,6% em relação ao […]

O tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA durante o mês de Maio revelou um decréscimo de -0,6% em relação ao mesmo período do ano passado, embora se tenha verificado um aumento do segmento low cost (+4,7%).

Esta tendência não foi generalizada nos aeroportos geridos pela ANA. Assim, enquanto no Aeroporto de Lisboa o tráfego de passageiros cresceu 1,7%, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) o decréscimo foi de -3,3%, no Aeroporto de Faro foi de -2,2% e os Aeroportos dos Açores geridos pela ANA de -5,1%.

Em termos de mercados, destaque para os crescimentos de França, Alemanha e Holanda.

Destaque positivo para os desempenhos da easyjet, TAP Portugal e transavia.com. Em Maio, TAP Portugal (36,2%), Ryanair (14,7%) e easyjet (13,3%) processaram 64,2% dos passageiros nos Aeroportos ANA.

Em termos acumulados, observa-se que em Maio o tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA subiu 0,9% (para os 9.986.897passageiros), com destaque para o segmento tradicional (1,8%, o que representa mais 113 mil passageiros).

A tendência de subida manifesta-se no Aeroporto de Lisboa (3%), enquanto no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) a tendência foi de decréscimo (-0,5%), tal como no Aeroporto de Faro (-1,8%) e nos aeroportos açorianos geridos pela ANA (-7,7%).

Em termos de mercados, destaque para os crescimentos da Alemanha, Holanda e França. Em termos de companhias destaques positivos para a TAP Portugal (mais 174,1 mil passageiros), easyjet, Lufthansa e transavia.com.

No acumulado, TAP Portugal (41,2%), Ryanair (13,7%) e easyjet (13,0%) processaram 67,9% dos passageiros nos Aeroportos ANA.

Comentários

pub