Comissão Parlamentar de Economia reúne-se com o Turismo do Algarve

Uma delegação da comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, presidida pelo deputado do PSD Luís Campos Ferreira, reuniu-se esta […]

Uma delegação da comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, presidida pelo deputado do PSD Luís Campos Ferreira, reuniu-se esta segunda-feira, dia 7, com a direção do Turismo do Algarve para avaliar o estado do Turismo no maior destino de férias do país.

O grupo de trabalho realiza uma visita de dois dias ao Algarve – a primeira da legislatura – e dá prioridade ao Turismo pelo potencial económico que o setor envolve. No final haverá um relatório com recomendações ao governo.

A «asfixia financeira» a que as entidades regionais de Turismo têm vindo a ser submetidas pelos sucessivos governos nos últimos cinco anos e a «perda de autonomia» destas estruturas e consequente concentração dos centros de decisão em Lisboa foram dois assuntos tratados pelo presidente do Turismo do Algarve, António Pina, a par da reorganização administrativa em curso no setor.

A falta de um programa regional de animação turística, a evolução dos principais mercados emissores de turistas para o Algarve e os novos canais de distribuição, a qualificação do produto, o apoio às rotas aéreas, a sazonalidade da atividade turística no destino, o alojamento paralelo, a introdução de portagens na via do Infante ou da taxa máxima de IVA (23 por cento) na restauração e no golfe foram outros temas analisados no encontro.

A delegação da comissão de Economia e Obras Públicas é composta por 14 deputados, incluindo os eleitos pelo distrito de Faro Mendes Bota e Cecília Honório, tendo sido convidados os restantes deputados do círculo eleitoral.

A visita ao aeroporto de Faro, um encontro com autarcas algarvios e sessões de trabalho com associações empresariais e sindicatos do setor completam a agenda do dia. Amanhã os deputados debatem a elevação da dieta mediterrânica a património mundial e deslocam-se a um campo de golfe, ao porto de cruzeiros de Portimão e ao autódromo do Algarve. A visita termina com uma sessão sobre turismo de saúde e de natureza, no Longevity Wellness Resort, em Monchique.

Comentários

pub