Portimão apoia famílias em dificuldades mantendo rendas da habitação social

A Câmara Municipal de Portimão decidiu continuar a sua política de apoio social às 720 famílias residentes no parque habitacional […]

A Câmara Municipal de Portimão decidiu continuar a sua política de apoio social às 720 famílias residentes no parque habitacional camarário e que revelam muitas dificuldades para honrar as suas despesas mensais.

Nesse sentido, a autarquia decidiu manter o valor das rendas livres de 26 fogos sitos na Coca Maravilhas, entre os 100 e os 158 euros, tendo sido aumentadas em apenas um por cento as rendas inferiores a essas verbas, para suporte das despesas de gestão.

Em relação às rendas apoiadas, foram atualizadas em função do rendimento do agregado familiar e irão beneficiar 390 famílias, as quais pouparão aproximadamente 16.000 euros.

O valor dessas rendas vai situar-se entre 4,85 euros (1% do salário mínimo nacional) e 246 euros, tendo sido calculadas em função do rendimento mensal bruto de cada agregado familiar, sua composição e número de dependentes, o que determinou o valor considerado mais justo da renda mensal.

Segundo a Câmara, a política de apoio social da edilidade «tem em conta que estas famílias vivem apenas dos seus parcos vencimentos ou de reformas, estando muitas delas desempregadas na sequência da atual conjuntura socioeconómica, sobretudo devido à crise que se sente na hotelaria e na construção».

Além disso, o Município de Portimão continua a assumir a responsabilidade por todas as despesas de manutenção e conservação do parque habitacional camarário, constituído por 720 fogos, e que em 2011 orçaram em cerca de 400.000 euros.

A decisão permitirá às famílias beneficiadas pouparem cerca de 21.000 euros, verba que desta forma não entrará nos cofres municipais, mas beneficiará os agregados familiares de escassos recursos.

Comentários

pub