Elidérico Viegas condecorado pelo Presidente da República da Polónia

O Presidente da República da Polónia, Bronislaw Komorowski, condecorou, no passado dia 19 de abril, Elidérico Viegas, Cônsul Honorário no […]

O Presidente da República da Polónia, Bronislaw Komorowski, condecorou, no passado dia 19 de abril, Elidérico Viegas, Cônsul Honorário no Algarve daquele país, com a Cruz da Ordem de Mérito – Grau Ouro.

A cerimónia decorreu na residência oficial da Embaixadora daquele país em Lisboa, Katarzyna Skorszynka, aquando da visita oficial do mais alto magistrado da República da Polónia a Portugal, nos passados dias 19 e 20 de abril.

Trata-se da mais alta distinção da Polónia atribuída a um civil, nacional ou estrangeiro, instituída em 1923, e destina-se a reconhecer os serviços prestados ao Estado Polaco e aos seus cidadãos, fora das suas atividades normais de forma desinteressada.

Elidérico Viegas é Cônsul Honorário da República da Polónia no Algarve desde janeiro de 2007, tendo sido reconduzido recentemente no cargo para mais um mandato de cinco anos.

Enquanto Cônsul Honorário, Elidérico Viegas tem desenvolvido várias iniciativas, quer junto da comunidade polaca residente, quer junto dos muitos turistas que visitam a região do Algarve anualmente, assim como prestado apoio a vários cidadãos polacos que, por uma razão ou outra, se viram confrontados com situações menos agradáveis.

Elidérico Viegas tem igualmente patrocinado e promovido, ao longo dos últimos anos, manifestações económicas e culturais direcionadas não apenas para a comunidade polaca residente, mas também para a população do Algarve em geral.

Comentários

pub