Conferência fala sobre “Escrivães e Pregoeiros no Concelho de Loulé (Séculos XIV-XV)”

Maria José Azevedo Santos apresenta no próximo dia 12 de maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência […]

Maria José Azevedo Santos apresenta no próximo dia 12 de maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “Escrivães e Pregoeiros no Concelho de Loulé (Séculos XIV-XV)”.

“Com base nas Atas de Vereação de Loulé da cronologia em apreço, fonte privilegiada para o estudo dos profissionais da escrita e da voz (pregão) estudaremos a expansão ativa e passiva da escrita em Loulé na Idade Média e o poder desta ‘forma de governo’ municipal. Paralelamente, avaliaremos o papel e a medida que desempenhavam os pregoeiros numa sociedade predominantemente analfabeta mas na qual a escrita era já fundamental e indispensável para a governação central e local.”

Maria José Azevedo Santos é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra.  É ainda Investigadora e Diretora da Linha de Estudo e Publicação de Fontes, do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

Foi também Presidente do Secretariado do Curso de Especialização em Ciências Documentais. É Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, Sócia Fundadora da Sociedade de Estudos Medievais e membro eleito do Comité International de Paléographie Latine.

Tem dedicado boa parte da sua investigação e magistério à Paleografia, Diplomática e Codicologia medievais latinas e portuguesas. É autora de muitos livros e artigos dos quais se destacam: “Estudos da Diplomática Portuguesa”, Colibri, Faculdade de Letras de Coimbra, 2001 (em coautoria) pp.75-91; 167-190; 233-256; “As comunicações na Idade Média”, coordenação de Maria Helena da Cruz Coelho, ed. Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, 2002. Capítulo IV: A génese e a expedição de cartas – “Na volta do correio. A correspondência de D. Pedro, duque de Coimbra (1429-1448)”, FPC, Lisboa, 2002, pp. 191-218; “Jantar e cear na corte de D. João III”, eds. Centro de História da Sociedade e da Cultura e Câmara Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, Coimbra, 2002, 156 págs; “Homenagem da Misericórdia de Coimbra a Armando Carneiro da Silva”, Coordenação científica, ed. Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e Palimage Editores, Coimbra/Viseu, 2003, 230 págs; “Assina quem sabe e lê quem pode.” Leitura, transcrição e estudo de um rol de moradias da Casa de D. Catarina de Áustria (1526). Prefácio de Carlos Sáez, ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2004, 139 págs.

 

Comentários

pub