Alejandro Marque foi o melhor “tavirense” na etapa inaugural do 4º GP Liberty Seguros

Alejandro Marque, da Carmim/Prio/Tavira, terminou hoje na 10ª posição, com o mesmo tempo do vencedor Bruno Lima (Onda/Boavista), a 1ª […]

Alejandro Marque, da Carmim/Prio/Tavira, terminou hoje na 10ª posição, com o mesmo tempo do vencedor Bruno Lima (Onda/Boavista), a 1ª etapa do 4º GP Liberty Seguros que começou hoje em Póvoa de Varzim.

A primeira etapa teve partida e chegada na Avenida dos Banhos, o mesmo local onde Samuel Caldeira saiu vitorioso na Clássica da Primavera.

O poveiro Bruno Lima (Onda-Boavista) ganhou ao sprint esta primeira etapa do Grande Prémio Liberty Seguros, ao cabo de 121 quilómetros com início de final na Póvoa de Varzim, sendo o primeiro líder da competição.

O sprinter boavisteiro deu a primeira vitória do ano à equipa, cumprindo o percurso em 3h04m56s, à média de 39,420 km/h. Marco Cunha (Liberty Seguros/Feira/Specialized) foi o segundo e Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive) fechou o pódio. Como não há bonificações nesta corrida, todos os ciclistas que hoje terminaram no grupo da frente seguem com o mesmo tempo.

Com as equipas profissionais apáticas no pelotão, foram os jovens das equipas de clube que animaram o princípio da viagem. Pedro Morgado (Maia/Bicicletas Andrade), Rui Barros (ASC/KTM/Vitória), Filipe Oliveira e Moreno Ribeiro (CC José Maria Nicolau) saíram do grupo com dez quilómetros percorridos e fizeram render a escapada.

A fuga começou a desmembrar-se após a única contagem de montanha do dia, onde se impôs Pedro Morgado, o que lhe valeu a subida ao pódio como melhor trepador.

Depois da escalada restou Filipe Oliveira na frente da corrida, mas o ciclista da equipa do Cartaxo não conseguiu iludir o pelotão, que conseguiu o reagrupamento ao quilómetro 95. Sucederam-se, então, as escaramuças, com destaque uma tentativa do espanhol Enrique Salgueiro (LA-Antarte). Só que nada pôde contrariar o que se adivinhava desde o começo, uma chegada ao sprint com pelotão compacto.

Além de Pedro Morgado, as restantes classificações secundárias estão em posse de João Matias (ASC/KTM/Vitória), quarto na etapa e na geral e melhor jovem da competição, e da Liberty Seguros/Feira/Specialized, que comanda por equipas.

A segunda etapa corre-se amanhã ao longo de 118 quilómetros com partida e chegada em Lordelo, Paredes. A dupla passagem pelo Alto do Cruzeiro, na aproximação à meta, deverá ser decisiva e provocar diferenças de tempo entre os candidatos.

 

Comentários

pub