Abertura dos Jogos de Quelfes contou com a presença da campeã Rosa Mota

A campeã olímpica Rosa Mota esteve presente, no sábado, na abertura da terceira edição dos Jogos de Quelfes, e, antes, […]

A campeã olímpica Rosa Mota esteve presente, no sábado, na abertura da terceira edição dos Jogos de Quelfes, e, antes, na inauguração da exposição sobre os Jogos Olímpicos na Biblioteca Municipal.

A cerimónia de abertura dos Jogos de Quelfes, que decorrem até ao próximo dia 21 de abril, foi o momento alto da competição, que contou com a presença da ex-atleta olímpica Rosa Mota. A campeã deu aos olhanenses a honra de acender a pira ao lado do ex-atleta olímpico olhanense Hélder Oliveira.

Entusiasmada com a iniciativa, Rosa Mota elogiou a iniciativa, uma vez que os Jogos de Quelfes são um projeto educativo que têm como alvo os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, encarando o olimpismo como um elemento transversal a todas as disciplinas, capaz de incentivar os alunos ao desenvolvimento físico, intelectual, social, moral e humano.

Na cerimónia de abertura, a chama dos Jogos de Quelfes foi escoltada pela secção de BTT do Núcleo Sportinguista Os Leões de Olhão e pela Associação de Arte Equestre desde o seu berço, em Quelfes, até ao Estádio Municipal, a ‘sede’ dos Jogos.

Durante toda esta semana decorrem atividades de atletismo, basquetebol, lenço grego, natação, futebol ou esgrima em vários espaços desportivos do concelho de Olhão.

A par deste evento grandioso a nível desportivo, foi inaugurada uma exposição precisamente sobre o Olimpismo e o ano olímpico que vivemos (Londres 2012), na Biblioteca Municipal de Olhão.

A inauguração da exposição, que mostra alguns documentos sobre os Jogos Olímpicos e as medalhas conquistadas pelos atletas olímpicos de Olhão – Hélder Oliveira, Jorge Costa e Ana Cabecinha – contou com a presença do vice-presidente do Município de Olhão António Pina, do secretário da Academia Olímpica de Portugal Carlos Gomes e do presidente da Junta de Freguesia de Quelfes Manuel Martins. Os presentes foram convidados a fazer uma visita à exposição, por Gustavo Santos.

O vice-presidente da Município de Olhão salientou que os Jogos de Quelfes são uma iniciativa da Junta de Freguesia, mas que contam o apoio e colaboração do Município, quer através da Biblioteca Municipal como local de acolhimento da exposição, quer também pela utilização do estádio onde decorrem várias iniciativas.

Carlos Gomes, da Academia Olímpica de Portugal, elogiou os atletas olímpicos da cidade de Olhão referidos na exposição, Ana Cabecinha, Hélder Oliveira e Jorge Costa, evidenciando sempre os valores associados ao Olimpismo.

 

 

Comentários

pub