99% do território nacional em seca apesar da chuva das últimas semanas

99% do território nacional mantinha-se, no dia 15 de abril, numa situação de seca meteorológica, apesar das chuvas que têm […]

99% do território nacional mantinha-se, no dia 15 de abril, numa situação de seca meteorológica, apesar das chuvas que têm caído com irregularidade nas últimas semanas, anunciou o Instituto de Meteorologia.

Segundo o IM, 42% do território estava em seca severa e 57% em seca extrema, devido à quantidade de precipitação ocorrida neste período ter sido inferior ao valor normal de 1971-2000.

Segundo os dados hoje divulgados, nos primeiros quinze dias de abril a situação até piorou ligeiramente, aumentando a zona em situação de seca severa de 41 para 42%.

Nas primeiras duas semanas deste mês, caíram 35,2 mm de precipitação no Norte, 34,8 no Centro e 22,5 no Sul do país, quando os valores normais indicam precipitações na ordem sod 86 mm, 80,1 e 53, respetivamente.

Em termos de cenários, é mais provável que se mantenha a situação de seca meteorológica em Portugal Continental, no final de abril, mas com um desagravamento da sua severidade, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Comentários

pub