VI Festival Intercultural de São Brás de Alportel marca encontro com as músicas do mundo

A 6ª edição do Festival Intercultural, a realizar na Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos, em São […]

A 6ª edição do Festival Intercultural, a realizar na Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, hoje e amanhã, dias 22 e 23, marca encontro com as culturas do mundo através da música.

A arruada pelas ruas de São Brás de Alportel, no dia 22, quinta-feira, assinala o início deste Festival que abre as portas a toda a comunidade ao longo de 2 dias, numa mostra viva da riqueza intercultural deste município, onde mais de 10% da população é oriunda de países estrangeiros.

O programa do Festival Intercultural “Músicas do Mundo” integra vários espaços de exposição musical, que dão a conhecer mais de 1 dezena de instrumentos provenientes de vários países, bem como diversos espetáculos de músicas de diferentes culturas.

A música chega ao Festival pela voz do Fado, representação maior da cultura portuguesa, seguindo-se ao longo da tarde de dia 22, um espetáculo de danças ciganas, a atuação da Rockestra, um momento de flautas, encerrando ao som do Grupo Coral dos Amigos do Museu, composto por elementos de diferentes nacionalidades.

No dia 23, sexta-feira, as danças e os cantares regressam ao palco do Festival Intercultural com várias interpretações musicais de flauta, guitarra, didgeridoo e danças ciganas, danças medievais, hip-hop, danças romenas e moldavas pelo grupo da Associação DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos Algarve, entre muitas outras atividades.

O VI Festival Intercultural – Músicas do Mundo é organizado pelo Projeto @ventura, numa parceria que integra a Associação IN LOCO, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o objetivo de sensibilizar para a tolerância e respeito pela diferença cultural, um desafio diário que pode ser muito enriquecedor.

Comentários

pub