Monumentos Megalíticos de Alcalar passam a ser extensão do Museu de Portimão (corrigido)

Desde ontem, dia 1 de março, o Centro de Acolhimento e Interpretação de Alcalar passou a ter uma gestão conjunta […]

Desde ontem, dia 1 de março, o Centro de Acolhimento e Interpretação de Alcalar passou a ter uma gestão conjunta entre a Direção Regional de Cultura e o Município de Portimão, passando a ser um pólo do Museu de Portimão.

Em conformidade, o Centro encerrou esta quinta-feira para obras de beneficiação e programação do plano de atividades, reabrindo no próximo dia 24 de março com diversas iniciativas ligadas à descoberta dos monumentos megalíticos e com um novo horário de terça a sábado.

Visitas orientadas, uma oficina de iniciação à cerâmica pré-histórica através da modelação manual e sua cozedura em “soenga” e um primeiro “Sábado em Família” para os mais novos, são algumas das primeiras novidades, devendo os interessados inscreverem-se previamente no Museu de Portimão.

A medida surge na sequência de um protocolo assinado entre a autarquia e a DRCAlg, até agora única responsável pelo equipamento, e pressupõe a formação entre as duas entidades de uma comissão técnica de acompanhamento, que irá elaborar um projeto educativo, além de programas de promoção turística e de criação de conhecimento.

Situado a poucos quilómetros de Portimão, na estrada entre a Torre e a Senhora do Verde, aquele espaço cultural inclui dois edifícios megalíticos que são parte integrante de um conjunto pré-histórico mais vasto classificado como monumento nacional.

O conjunto monumental tem sido objeto de intervenções de pesquisa, salvaguarda e valorização, desde o século XIX, por ser considerado um recurso patrimonial potenciador do desenvolvimento local, convidando a uma viagem temporal de cinco mil anos e fornecendo uma explicação plausível para as mudanças operadas desde essa época.

Um dos principais propósitos deste equipamento museológico a céu aberto é o de fomentar o interesse pelo património local, apoiando a capacidade criativa dos utentes através da visita e fruição dos monumentos, nas vertentes lúdica e pedagógica.

Comentários

pub