CDS acusa Câmara de «desleixo» ao perder financiamento para Loja do Cidadão de Portimão

A Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS-PP considera que houve «desleixo e incúria» por parte do Executivo da Câmara […]

A Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS-PP considera que houve «desleixo e incúria» por parte do Executivo da Câmara Municipal na condução do assunto relativo à instalação da Loja do Cidadão, em Portimão.

Em comunicado, José Pedro Caçorino, presidente da Concelhia centrista, acusa o «presidente da Câmara Municipal de Portimão e restante vereação eleita pelo Partido Socialista» de lesarem «o Município e a cidade de Portimão, desperdiçando um milhão de euros de comparticipação comunitária», para a instalação da Loja do Cidadão, que nunca avançou.

O CDS recorda todo o processo, lembrando que em 30 de janeiro de 2009 o Município de Portimão assinou com o Governo um protocolo para a instalação em na cidade de uma Loja do Cidadão de 2ª geração.

Em 26 de novembro de 2009, o Município de Portimão contratou e adjudicou a elaboração do projeto de arquitetura para a futura Loja do Cidadão, que estava projetada para um edifício a construir na Horta do Palácio, bem perto da atual Câmara de Portimão.

Em 12 de outubro de 2010, a CCDR Algarve, no âmbito do eixo do QREN correspondente à modernização e qualificação administrativa, aceitou uma candidatura do Município de Portimão para um investimento elegível no valor de 1.543.588 euros para a construção da Loja do Cidadão, sendo que 925.980 euros eram comparticipados a fundo perdido por fundos comunitários.

Mas entretanto nada avançou. E neste mês de março de 2012, o Governo rescindiu todas as decisões relativas a projetos aprovados em sede do QREN e ainda não iniciados ou não executados em mais de 10%. Um deles foi a Loja do Cidadão de Portimão.

Por isso, Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS-PP lamenta que, «decorridos mais de três anos sobre a assinatura do protocolo com o Governo, o Município de Portimão não foi capaz de levar a efeito, nem sequer dar início, a uma obra relevante para a cidade».

«A atual gestão autárquica, mais preocupada com festas e propaganda, descurou um projeto de toda a importância para Portimão, faltando assim ao cumprimento de uma promessa eleitoral», acusa ainda o CDS, acrescentando que «o Executivo Socialista da Câmara Municipal de Portimão revelou uma total incompetência na gestão do processo referente à instalação da Loja do Cidadão».

 

Comentários

pub