Liga Orangina: Portimonense empata com Santa Clara e fica mais perto da queda na II Divisão

O Portimonense está cada vez mais perto da Segunda Divisão. No jogo de hoje, frente ao Santa Clara, os alvinegros […]

O Portimonense está cada vez mais perto da Segunda Divisão. No jogo de hoje, frente ao Santa Clara, os alvinegros só se podem queixar deles próprios: entraram a vencer no jogo e jogaram bem na primeira parte mas, no segundo tempo, a equipa errou numa partida em que não havia margem para erros. O empate conseguido de pénalti, em cima do minuto 90, que garantiu um ponto, de pouco serve quando se está em último lugar a oito pontos da linha-de-água.
O Portimonense entrou em campo com a noção de que era crucial vencer o Santa Clara para alimentar a esperança de se manter na Liga Orangina, e jogou como tal. Uma equipa pressionante, com capacidade para trocar a bola, e para criar lances de golo junto da baliza do Santa Clara.
Logo ao minuto 12, Zambujo inaugurou o marcador, ao segundo poste, após um cruzamento da esquerda de Luís Carlos.
Apesar da vantagem no marcador, o Portimonense não recuou no terreno e continuou a ter mais bola e a ser a equipa mais perigosa sobre o terreno.
Depois, veio o intervalo, e o Portimonense que entrou para o segundo tempo não foi o mesmo da primeira parte. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Semedo cometeu falta dentro da área e o árbitro Manuel Mota assinalou pénalti. Lourenço, na cobrança do castigo máximo, não desperdiçou e repôs a igualdade.
O Portimonense voltou a procurar o golo, mas sem a mesma qualidade demonstrada no primeiro tempo daí que apenas tenha criado perigo ao minuto 74′, num livre batido para o meio da confusão de jogadores em que a bola sofre um desvio e vai ao poste.
Na resposta, o Santa Clara deu a volta ao marcador. Ao minuto 76 Moreira, após cruzamento da direita, surgiu solto de marcação na pequena área e colocou os açorianos em vantagem.
A cinco minutos dos 90, a fórmula aplicada no segundo golo do Santa Clara quase dava resultado novamente. Novo cruzamento da direita, Moreira solto na pequena área, mas o cabeceamento saiu por cima.
Quando o Portimonense atacava mais com o coração do que com a cabeça, veio o segundo pénalti do jogo, ao minuto 94. Manuel Mota assinalou mão dentro da área de Nélson e Ricardo Pessoa empatou a partida.
Com este empate, a equipa de Lázaro Oliveira mantém o último lugar da Liga Orangina com 14 pontos quando faltam disputar dez jogos.

Reações

Bruno Moura (Treinador do Santa Clara):

Hoje perdemos 2 pontos. O Portimonense entrou forte no jogo e criou situações na frente que nos desestabilizaram. Fomos para o intervalo a perder por um zero e, se calhar, justificava-se. Ao intervalo corrigimos alguns aspetos e acabámos por merecer virar o resultado. O Portimonense merece ficar nesta liga, foi uma equipa que acreditou sempre.

Lázaro Oliveira (Treinador do Portimonense):

Com este empate as coisas ficam mais complicadas. Fizemos uma boa primeira parte em que a equipa conseguiu soltar-se e criar situações de finalização. Mas não é admissível que uma equipa sofra um golo como sofreu, de pénalti. A partir do empate houve alguma intranquilidade, normal dada a situação em que a equipa se encontra. Era fundamental ganhar hoje. A partir de agora, importa-nos vencer, fazer o nosso papel, algo que não conseguimos fazer hoje.

Comentários

pub