Centro Cultural de Lagos é palco de teatro, música e dança

Teatro, Música e Dança vão estar em destaque no auditório do Centro Cultural de Lagos (CCL), nos próximos dias 10 […]

Teatro, Música e Dança vão estar em destaque no auditório do Centro Cultural de Lagos (CCL), nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, pelas 21h30.

No dia 10 será apresentado o espetáculo teatral «Laço de Sangue», pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, que aborda a questão da raça e da casta, problemas que têm sido, com frequência, abordados ao longo dos tempos.

No dia 11, o CCL enche-se de ritmo e cor com o grupo Beth Nahrin, que apresenta músicas do Magrebe e Médio Oriente. Este espetáculo, que contará também com uma bailarina de dança oriental, encerra a 12ª edição do conhecido Festival de Música Al-Mutamid.

Os interessados poderão obter os seus bilhetes nos 7 dias que antecedem a data de realização destes espetáculos. Informe-se sobre as modalidades disponíveis na bilheteira do Centro Cultural.

Programa:

Dia 10 | “LAÇO DE SANGUE”

Dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, tentam aliviar o tédio de sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspondente.

Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente. No jogo, Fugard não fala apenas do laço de sangue entre os dois irmãos, mas do nó de sangue entre todos os homens. O nó de sangue que foi torcido ou quebrado pela terrível consciência de raça e de casta que tem sido um grande problema que atravessa séculos.

O Autor
Athol Fugard é filho de um casal anglo-africânder. Abandona a universidade e decide correr Mundo. Regressa à África do Sul nos últimos anos da década de 50, tornando-se funcionário judicial. É nesta função que se apercebe das humilhações sofridas pelos negros.

Lança-se então numa produção teatral civicamente empenhada, onde ética, liberdade e igualdade são temas maiores. Participa na ação do renomado grupo teatral Serpent Players, que se apresenta, exclusivamente, diante de plateias negras nos guetos das cidades industriais brancas.

Bilhetes:
4€ (descontos de 50% com cartão-jovem, maiores de 65 anos, menor de 12 anos e via verde)
Pack Família – 4 bilhetes (menos 10%), 2 adultos e 2 crianças/jovens
Pack Grupo – a partir do 6º bilhete, desconto de 10%, no valor total
Pack Oferta – na compra do 8º bilhete, oferta do 9º.

Dia 11 | Festival de Música Al-Mutamid
BETH NAHRIN

O Festival de Música Al-Mutamid encerra a sua 12ª edição em Lagos, com o grupo BETH NAHRIN (Síria/Marrocos), que apresenta um novo formato baseado nas músicas do Magrebe e Médio Oriente.

O repertório do grupo está baseado na música de países tão diversos como: Turquia, Egito, Marrocos, Argélia, Síria ou Tunísia e na dança oriental que nos transporta ao longínquo oriente com os seus ritmos sensuais das cortes de califas e sultões.

Beth Nahrin conta com a participação de uma bailarina de dança oriental que reflecte nas suas expressivas danças todo um manancial de cor, exotismo e beleza, interpretadas com elegância e sensualidade.

Beth Nahrin (Síria / Marrocos) tem como referência a música do Médio Oriente e a dança oriental.

Hicham Kheiri: violino
Salagh Sabbagh: darbouka
Abdessalam: nay e kanún
Christy Prieto: dança oriental

Bilhetes: 10€ (preço único)

Comentários

pub