OMM trabalha na criação de políticas nacionais de mitigação da seca

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a Convenção para o Combate à Desertificação das Nações Unidas (UNCCD) estão a trabalhar de […]

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a Convenção para o Combate à Desertificação das Nações Unidas (UNCCD) estão a trabalhar de forma coordenada e pro-ativa na construção das bases de políticas nacionais de combate à seca.

Uma Comissão Internacional reuniu-se na passada semana em Genebra, tendo em vista a elaboração de planos iniciais para a Reunião de Alto Nível sobre a Política Nacional de Seca, cuja realização está prevista para Março de 2012.

As secas estão nos lugares cimeiros dos desastres naturais, tendo, por exemplo, em 2011 ocorrido secas muito prolongadas no corno de África, em partes da China e nos Estados Unidos da América.

As evidências crescentes apontam para que a frequência e a extenção da seca tenha aumentado como resultado da mudança climatica induzida pelo Homem.

Os governos nacionais têm, portanto, a necessidade de adotar políticas coordenadas a fim de aumentar a sua capacidade para fazer face a longos períodos de escassez de água em virtude da seca.

Comentários

pub