Quinzena cheia de música, livros, cinema e fotografia na FNAC algarvia

Carl Mendes apresenta, no dia 1 de dezembro, o seu novo disco «The Song Poet» na FNAC do AlgarveShopping, na […]

Carl Mendes apresenta, no dia 1 de dezembro, o seu novo disco «The Song Poet» na FNAC do AlgarveShopping, na Guia (Albufeira), marcando uma quinzena de intensa actividade cultural neste espaço.

Assim, «Fado Mutante» intitula o mais recente álbum do projeto Rosanegra (dia 4, 17h00), enquanto os Redlizzard (dia 8, 17h00) são um projeto rock-pop que se cruza com outros estilos. Por seu lado, dentro da pop/rock alternativa, os My Kicks In ‘66 estão de momento a preparar uma tour e álbum e apresentam-se no dia 9 de dezembro, às 22h00.

A banda klezmer de Lisboa e Almada Melech Mechaya regressa com «Aqui Em Baixo Tudo é Simples» (dia 11, 16h00), e João Galante, com o seu Mo’Jazz Trio, revisita os eternos temas de Memphis Slim a Bill Withers, de A. Jarreau a H. Connick Jr (dia 15, 22h00).

A FNAC do AlgarveShopping promove também, entre 16 e 18 de dezembro, um Fim de Semana Fnac Kids, durante a qual a Oficina de Sonhos apresenta uma atividade de magia infantil onde as crianças são os mágicos, com ajuda da Duende Perlim Pim.

O Ao Luar Teatro é um projeto fundado em 2010 por um grupo de profissionais interessados em teatro comunitário e que dedica especial atenção aos costumes e à identidade algarvia com forte incidência no meio rural. Neste Fim de Semana FNAC Kids, apresentam três estórias com música, Em Busca de Um Conto, A Lenda do Curupira e Oriente Cigano.

A FNAC apresenta ainda uma atuação dos alunos da escola A Festa da Música, onde de forma divertida, crianças a partir dos 4 anos de idade aprendem os elementos básicos da música.

Ao longo destes 18 dias, vários autores vão passar pela FNAC: José Luís Peixoto apresenta o seu novo livro «Abraço» no dia 9, às 18h30. Mas também há poesia na FNAC, por exemplo com Luís Ferreira, que já editou vários e livros e apresenta agora «O Céu também tem Degraus, Poetar Contemporâneo Volume I», que conta com a participação de 34 poetas, oriundos de países tão distantes como Brasil e Moçambique e da comunidade portuguesa no Canadá, e os direitos de autor desta obra vão ser doados à Associação Ajuda de Berço (dia 10, 16h00).

O ex-presidente da Câmara de Loulé Joaquim Vairinhos, por seu lado, apresenta «Coisas do Coração», o seu primeiro livro.

Outros livros a serem apresentados são «Portugal Rural – A Oportunidade» de Armindo P. Jacinto, Catarina Gonçalves, Jack Soifer, Jorge Santos e Sílvia Chambel, «Portugal a Pé» do jornalista Nuno Ferreira (dia 14, 18h30) e «Batata Doce de Aljezur», livro editado pela Câmara Municipal de Aljezur, onde estão reunidas mais de 50 receitas com batata-doce (dia 14, 21h30).

No Dia Mundial da Luta Contra a SIDAm (1 de dezembro), a FNAC apresenta o filme «E a banda continua a tocar», de Roger Spottiswoode, que retrata o início dos anos 80, quando a doença ainda era um mistério.
«Quem vai à Guerra» de Marta Pessoa, é um filme de guerra de uma geração, contada por quem ficou à espera, quem esteve ao lado e quem foi socorrer os soldados às frentes de batalha. «A Conspiradora», «A Côr Púrpura», «Invictus», e «Isto não é um Filme» fazem parte do Ciclo Direitos Humanos, inserido no Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A 8 de Dezembro, passam 150 anos sobre o nascimento de Georges Méliès, um ilusionista francês que acrescentou a magia ao cinema, ao criar os primeiros Efeitos Especiais. Com «Alice no País das Maravilhas», «O Feiticeiro de Oz», e «Mary Poppins», a FNAC presta-lhe homenagem.

Na galeria fotográfica, até dia 24 de janeiro, está patente a exposição dos vencedores do concurso de fotografia «Património Cultural Imaterial do Algarve». A Direção Regional de Cultura do Algarve e a FNAC AlgarveShopping, no Ano Internacional da Juventude, promovido pelas Nações Unidas, associaram-se para valorizar o Património Cultural Imaterial do Algarve, lançando um concurso de fotografia que pretendeu reforçar o sentimento de cidadania e de identidade dos jovens com o património da comunidade, preservando, vivendo e promovendo a memória e as tradições algarvias. A exposição mostra o resultado deste concurso
DESTAQUES:
Carl Mendes
The Song Poet
AO VIVO
DIA 01 | QUI | 17H00

Depois de Winter Songs, que mereceu vários elogios pela sua simplicidade harmónica e sonoridade ‘frágil’, Carl Mendes apresenta o seu novo disco: The Song Poet. Oito composições gravadas no Estúdio Fuga, propositadamente perdido na planície Alentejana, dão origem a este  novo trabalho em nome próprio do músico de Alcácer do Sal.
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA
E a banda continua a tocar

Filme de Roger Spottiswoode
PROJECÇÃO
DIA 01 | QUI | 19H00

No Verão de 1981, poucos conheciam a doença mortal que hoje chamamos SIDA.
Demasiadas pessoas recusam falar do assunto, os financiamentos escasseiam, o público em geral, o governo, os medía, e até as comunidades mais atingidas pelo misterioso vírus não demonstram qualquer preocupação.
Este filme acompanha a história de um punhado de homens e mulheres corajosos e voluntariosos, que se encarregaram da luta para salvar milhares de vidas.

Quem vai à Guerra

Filme de Marta Pessoa
PROJECÇÃO
DIA 02 | SEX | 21H00

Passados 50 anos desde o seu início a guerra é, ainda hoje, um assunto delicado e hermético, apoiado por um discurso exclusivamente masculino.

Quem vai à Guerra é um filme de guerra de uma geração, contada por quem ficou à espera, por quem quis voluntariamente ir ao lado e por quem foi socorrer os soldados às frentes de batalha.

Um discurso feminino sobre a guerra.


O Céu também tem Degraus

Livro de Luis Ferreira
APRESENTAÇÃO
DIA 03 | SÁB | 17H00

Luís Ferreira já editou vários livros e colabora regularmente com diversos websites ligados à escrita e às artes. Extravasa os seus sentimentos através da poesia, utilizando a palavra com uma mestria única, amarrando o leitor aos versos.
Os seus poemas absorvem o calor e o fogo das palavras e transportam-nos para um dos maiores ícones da poesia: o amor.
Rosa Negra
Fado Mutante
AO VIVO
DIA 04 | DOM | 17H00

Fado Mutante intitula o mais recente álbum do projecto Rosanegra. Perspectivando o fado como um ser vivo que, pela sua condição, há-de estar em mudança permanente, a banda dirigida pelo compositor, simultaneamente teclista e no acordeão, Rui Filipe, conta com as vozes de Jonas, o violoncelo e o clarinete de Sandra, e o violino de Cindy.
Portugal Rural – A Oportunidade
Livro de Armindo P. Jacinto, Catarina Gonçalves, Jack Soifer, Jorge Santos e Sílvia Chambel

APRESENTAÇÃO
DIA 07 | QUA | 21H30

O principal objectivo deste livro é identificar os nichos de desenvolvimento rural sustentável existentes em Portugal.
Com as 3000 horas anuais de luz solar, e onde a grande maioria da área fértil tem pluviosidade regular ou é facilmente irrigada, Portugal tem um papel muito importante a desempenhar na produção agrícola europeia, incluindo floricultura, bens florestais e minerais.
Redlizzard
AO VIVO
DIA 08 | QUI | 17H00

Os Redlizzard são um projecto que abrange vários estilos e correntes musicais, propondo um rock-pop com influências de “classic-rock”, que se cruza com outros estilos. Apoiados numa atitude positiva, num olhar curioso e crítico do “habitat” que os rodeia, bem como na força das suas mensagens, os Redlizzard procuram afirmar o seu estilo próprio no panorama do Rock feito em Portugal.


Ciclo Efeitos Especiais
Alice no País das Maravilhas

Filme de Tim Burton
PROJECÇÃO
DIA 08 | QUI | 19H00

Alice no País das Maravilhas é uma renovada e imaginativa reviravolta de uma das mais acarinhadas histórias de todos os tempos. Alice, agora com 19 anos, regressa ao excêntrico mundo que conheceu em criança e embarca numa viagem para descobrir o seu verdadeiro destino. Este mundo das maravilhas é um lugar para além da imaginação e completamente diferente do que alguma vez se viu.

Abraço

Livro de José Luis Peixoto

APRESENTAÇÃO

DIA 09 | SEX | 18H30

 

A infância, o Alentejo, o amor, a escrita, a leitura, as viagens, as tatuagens, a vida. Através de uma imensa diversidade de temas e registos, José Luís Peixoto escreve sobre si próprio com invulgar desassombro. Este é um livro de milagre e de lucidez. Para muitos, a confirmação. Para outros, o acesso ao mundo de um dos autores portugueses mais marcantes das últimas décadas.

My Kicks In ‘66
AO VIVO
DIA 09 | SEX | 22H00

Foi em Maio de 2011 que, na sequência de um projecto académico, Ricardo Riquier juntou Paulo Lourenço e Ivo Pais para a gravação de um EP.

Caracterizado por uma sonoridade pop/rock alternativa, o grupo deu o seu primeiro concerto em Setembro de 2011, aquando do festival download@lota, em Portimão, e está de momento a trabalhar em temas novos para uma eventual tour e álbum.
Poetar Contemporâneo Volume I
Livro de Colectivo de Poetas Contemporâneos Lusófonos
APRESENTAÇÃO
DIA 10 | SÁB | 16H00

Este livro conta com a participação de 34 poetas, oriundos de países tão distantes como Brasil e Moçambique e da comunidade portuguesa no Canadá.

Independentemente das suas tendências poéticas, são poetas desconhecidos, alguns, outros já premiados internacionalmente, como é o caso de António Boavida Pinheiro, premiado no Brasil com o seu poema “Lágrima”.

Os direitos de autor desta obra vão ser doados à Associação Ajuda de Berço.
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Isto não é um Filme

Filme de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb
PROJECÇÃO
DIA 10 | SÁB | 19H00

Preso e privado de suas liberdades individuais está Jafar Panahi, um dos grandes nomes do cinema iraniano e Palma de Ouro em Cannes em 2003 com Ouro Carmin. Neste retrato íntimo, ele mostra o sofrimento dos realizadores sob o regime de Ahmadinejad.

Melech Mechaya
Aqui Em Baixo Tudo é Simples
AO VIVO
DIA 11 | DOM | 16H00

Depois de se estrearem com Budja Ba em 2009, os Melech Mechaya regressam agora com Aqui Em Baixo Tudo é Simples. O novo trabalho da banda klezmer de Lisboa e Almada conta com a participação da fadista Mísia e do trompetista americano Frank London, líder e fundador dos Klezmatics. O quinteto já actuou em festivais como o FMM Sines, a Festa do Avante ou o CCB Fora de Si e fez a abertura do concerto de Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra no Coliseu de Lisboa.
Portugal a Pé
Livro de Nuno Ferreira
APRESENTAÇÃO
DIA 14 | QUA | 18H30

O jornalista Nuno Ferreira em cerca de 25 anos de carreira, fez todo o tipo de reportagens de cariz social, que lhe valeram vários prémios.
Em Fevereiro de 2008, iniciou a pé, em Sagres, um longo e demorado périplo pelo que é habitualmente designado “Portugal profundo”. Ao longo de mais de dois anos, passou por vagabundo, contrabandista ou peregrino a Fátima, e redescobriu um país esquecido, muitas vezes entregue a si próprio, a lutar desesperadamente contra a desertificação.


Batata Doce de Aljezur

Livro de Receitas Tradicionais e de Autor
APRESENTAÇÃO
DIA 14 | QUA | 21H30

A Batata-doce de Aljezur é um produto de excelência, com classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) e presta-se a um imaginativo receituário. Neste livro, editado pela Câmara Municipal de Aljezur, estão reunidas mais de 50 receitas com batata-doce, umas conhecidas em toda a região, outras reinterpretadas por chefs de cozinha e outras ainda criadas de origem.
João Galante e Mo’Jazz Trio
Standards a la Carte
AO VIVO
DIA 15 | QUI | 22H00

Trinta anos depois das primeiras incursões nas grandes músicas do outro lado do Atlântico, numa espécie de tributo a todas as suas influências, em “Standards à la carte”,o pianista e compositor João Galante com o seu Mo’Jazz Trio, revisita os eternos temas de Memphis Slim a Bill Withers, de A. Jarreao a H. Connick Jr.
Acompanhado por Luis henrique no contrabaixo e João Melro na bateria, explora o reportório dos standards, numa abordagem descomplexada na linha dos trios mais actuais.

Fim de Semana FNAC Kids
Perlim Pim Pim

Por Oficina de Sonhos
APRESENTAÇÃO
DIA 16 | SEX | 15H00

A Fnac convida a Oficina de Sonhos a animar actividades onde as crianças podem estimular a sua criatividade e desempenhar um papel dinâmico e activo.
Com o Natal a chegar, a Oficina de Sonhos apresenta uma actividade de magia infantil onde as crianças são os mágicos, com ajuda da Duende Perlim Pim.
Também nesta tarde os mais pequenos podem fazer pinturas faciais festivas e levar balões com formas muito engraçadas.

Fim de Semana FNAC Kids
Conta-se por aí…Em Busca de um Conto

Por Ao Luar teatro
APRESENTAÇÃO
DIA 17 | SÁB | 15H00

Ao Luar Teatro é um projecto fundado em 2010 por um grupo de profissionais interessados em teatro comunitário e que dedica especial atenção aos costumes e à identidade algarvia com forte incidência no meio rural.
“Em busca de um conto” é inspirado numa lenda africana onde irão também pontuar os sons e ritmos deste continente.

 

Fim de Semana FNAC Kids
Conta-se por aí…A Lenda do Curupira

Por Ao Luar teatro
APRESENTAÇÃO
DIA 17 | SÁB | 16H00

Nesta sessão, são abordadas as lendas do folclore brasileiro, a interacção entre o homem e a natureza, em A Lenda do Curupira.

 

Fim de Semana FNAC Kids
Conta-se por aí…Oriente Cigano
Por Ao Luar teatro
APRESENTAÇÃO
DIA 17 | SÁB | 17H00

Depois de visitados os mistérios dos contos africanos e das lendas do folclore brasileiro, Ao Luar Teatro inspira-se desta vez na riqueza dos contos orientais. A estória nas palavras do narrador e da música.
Fim de Semana FNAC Kids
Escola A Festa da Música

Pequena Audição de Natal
AO VIVO
DIA 18 | DOM | 15H00

Em parceria com a Yamaha Music Fundation e a Festa da Música – Instrumentos Musicais, a Fnac apresenta uma actuação dos alunos dos Cursos Estrelita e Iniciação, onde de forma divertida, crianças a partir dos 4 anos de idade aprendem os elementos básicos da música: tocar um instrumento de teclado, solfejo, educação rítmica, leitura de notas e tocar em grupo. Também em actuação vai estar o Curso Pop Music School, onde quatro alunos formam uma banda para tocar uma música de natal em piano, bateria, guitarra e baixo eléctrico.


Coisas do Coração
Livro de Joaquim Vairinhos
APRESENTAÇÃO
DIA 18 | DOM | 17H00

Joaquim Vairinhos nasceu em Loulé, e teve uma actividade associativa intensa na cidade de Loulé e no Algarve, onde entre outras, foi fundador da Casa da Cultura.
Desempenhou funções políticas de Presidente da Câmara de Loulé, membro do Comité das Regiões da União Europeia e Deputado ao Parlamento Europeu.
Coisas do Coração é o seu primeiro livro, uma obra de poesia que representa a sua outra metade.

CALENDÁRIO:

Carl Mendes
The Song Poet
AO VIVO
DIA 01 | QUI | 17H00

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA
E a banda continua a tocar

Filme de Roger Spottiswoode
PROJECÇÃO
DIA 01 | QUI | 19H00

Quem vai à Guerra
Filme de Marta Pessoa
PROJECÇÃO
DIA 02 | SEX | 21H00

O Céu também tem Degraus

Livro de Luis Ferreira
APRESENTAÇÃO
DIA 03 | SÁB | 17H00

Rosa Negra

Fado Mutante
AO VIVO
DIA 04 | DOM | 17H00

Ciclo Direitos Humanos
A Conspiradora

Filme de Robert Redford
PROJECÇÃO
DIA 04 | DOM | 19H00

Ciclo Direitos Humanos
A Côr Púrpura

Filme de Steven Spielberg
PROJECÇÃO
DIA 05 | SEG | 19H00

Ciclo Direitos Humanos
Invictus

Filme de Clint Eastwood
PROJECÇÃO
DIA 06 | TER | 19H00

Portugal Rural – A Oportunidade

Livro de Armindo P. Jacinto, Catarina Gonçalves, Jack Soifer, Jorge Santos e Sílvia Chambel

APRESENTAÇÃO
DIA 07 | QUA | 21H30

Redlizzard

AO VIVO
DIA 08 | QUI | 17H00

Ciclo Efeitos Especiais
Alice no País das Maravilhas

Filme de Tim Burton
PROJECÇÃO
DIA 08 | QUI | 19H00

Abraço

Livro de José Luis Peixoto

APRESENTAÇÃO

DIA 09 | SEX | 18H30


My Kicks In ‘66

AO VIVO
DIA 09 | SEX | 22H00

Poetar Contemporâneo Volume I

Livro de Colectivo de Poetas Contemporâneos Lusófonos
APRESENTAÇÃO
DIA 10 | SÁB | 16H00

Dia Internacional dos Direitos Humanos
Isto não é um Filme

Filme de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb
PROJECÇÃO
DIA 10 | SÁB | 19H00

Melech Mechaya

Aqui Em Baixo Tudo é Simples
AO VIVO
DIA 11 | DOM | 16H00

Ciclo Efeitos Especiais
O Feiticeiro de Oz

Filme de Victor Fleming
PROJECÇÃO
DIA 12 | SEG | 19H00

Ciclo Efeitos Especiais
Mary Poppins

Filme Disney
PROJECÇÃO
DIA 13 | TER | 19H00

Portugal a Pé

Livro de Nuno Ferreira
APRESENTAÇÃO
DIA 14 | QUA | 18H30

Batata Doce de Aljezur

Livro de Receitas Tradicionais e de Autor
APRESENTAÇÃO
DIA 14 | QUA | 21H30

João Galante e Mo’Jazz Trio

Standards a la Carte
AO VIVO
DIA 15 | QUI | 22H00

Fim de Semana FNAC Kids
Perlim Pim Pim

Por Oficina de Sonhos
APRESENTAÇÃO
DIA 16 | SEX | 15H00

Fim de Semana FNAC Kids
Conta-se por aí…Em Busca de um Conto

Por Ao Luar teatro
APRESENTAÇÃO
DIA 17 | SÁB | 15H00

Fim de Semana FNAC Kids
Conta-se por aí…A Lenda do Curupira

Por Ao Luar teatro
APRESENTAÇÃO
DIA 17 | SÁB | 16H00

Fim de Semana FNAC Kids
Conta-se por aí…Oriente Cigano
Por Ao Luar teatro
APRESENTAÇÃO
DIA 17 | SÁB | 17H00
Fim de Semana FNAC Kids
Escola A Festa da Música

Pequena Audição de Natal
AO VIVO
DIA 18 | DOM | 15H00

Coisas do Coração
Livro de Joaquim Vairinhos
APRESENTAÇÃO
DIA 18 | DOM | 17H00

 

Comentários

pub