Espírito das tunas académicas contagiou São Brás de Alportel (com vídeo)

A alegria da música estudantil voltou a invadir o Cine-Teatro São Brás, no passado dia 5, em  mais uma noite […]

A alegria da música estudantil voltou a invadir o Cine-Teatro São Brás, no passado dia 5, em  mais uma noite dedicada à tradição estudantil de tunas académicas.

A 13ª edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel, organizada pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e de um conjunto de entidades locais, trouxe ao palco do Cine-Teatro São Brás três tunas do país: a Versus Tuna, a Essa Tuna, a Tuna Sadina e contou ainda com uma participação da vizinha Espanha, com a  Tuna de Inginieros Técnicos Agrícolas de Sevilla.

Na edição deste ano, o Algarve fez-se representar pela Versus Tuna, tuna masculina da Universidade do Algarve. Formada em 1991 a Versus Tuna conta já com cerca de 20 anos dedicados à tradição musical universitária, transmitindo nas suas cantorias histórias de estudo, de encontros e desencontros que marcam as memórias dos estudantes.

Seguiu-se no palco  a Tuna Sadina. Formada em 2000 como tuna mista, surgiu renovada alguns anos depois apenas como tuna feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal.

O centro do país foi representado pela Essa Tuna, tuna académica da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, um grupo criado em 2002 com o intuito de enriquecer a experiência universitária com conhecimentos do mundo da música. Durante a atuação a Essa Tuna partilhou ainda com o público algumas das tradições académicas de evolução dos membros da tuna, entre as quais se destacou a evolução de um dos membros da tuna à categoria de tuno.

O encerramento do espetáculo coube à vizinha Espanha pela Tuna de Inginieros Técnicos Agrícolas de Sevilla. Constituída há mais de 2 décadas, esta tuna já conquistou prémios no Japão e um pouco por toda a Europa comprovando no Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel a sua qualidade musical.

Segundo a organização, o 13º Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel teve por objetivo  “dar a conhecer aos jovens são-brasenses o espírito académico de diferentes Universidades, de forma a promover a música tradicional e as tradições académicas”.

Comentários

pub