Mulheres comissárias dominam pit lane do Algarve Historic Festival

Um total de 26 mulheres são comissárias na zona do ‘pit-lane’, no Algarve Historic Festival, que está a decorrer no […]

Um total de 26 mulheres são comissárias na zona do ‘pit-lane’, no Algarve Historic Festival, que está a decorrer no Autódromo Internacional do Algarve, naqule que é o maior evento de carros históricos da Península Ibérica, um dos maiores a nível europeu.

Ana Mesquita, uma das comissárias do AIA Motor Clube na prova, refere que as mulheres têm vindo a ganhar espaço neste trabalho. Há uns anos seria maioritariamente masculino, mas agora isso já não acontece. Num total de 400 comissários, cerca de 100 são do sexo feminino.

Nesta prova em particular, para além das 26 mulheres comissárias, há ainda um secretariado 100 por cento feminino o que tem deixado curiosos os 320 pilotos nacionais e internacionais que este fim-de-semana participam no evento.

O Festival traz a Portugal pela primeira vez os carros Grupo C dos anos 80 que competiram em Le Mans, e as Fórmulas 2 e 3 clássicas que correram pela última vez entre nós há mais de 30 anos, a par do Mundial de Formula 1 Históricos.

Outra grande atração é o encontro anual do Clube dos Ex-Pilotos de Fórmula 1, que ocorreu este sábado, e que permitiu ao público e aos demais pilotos conviver com grandes estrelas do automobilismo mundial, como a italiana Maria Teresa de Filippis, primeira mulher na Formula 1 ou Mário de Araújo Cabral que reencontrou o carro com que correu em Monza, em 1964, um ATS de grande história para o automobilismo.

Estes são uns dos maiores pontos de interesse deste mega evento que conta com carros das décadas de 1920 a 1990, em 13 grelhas de partida para 21 corridas. Um museu vivo e dinâmico de 20 categorias de carros.

O AHF mostra a história do automóvel com a beleza das grandes máquinas do passado distante ou próximo, desde um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas movido por um motor circular, Jaguar ou Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans, como os imbatíveis Mercedes C11, Jaguar XJR11, Lancia LC2 ou Porsche.

 

Veja também a FOTOGALERIA sobre o Algarve Historic Festival.

 

 

Comentários

pub