Albufeira vai ter uma praceta dedicada ao fotógrafo Fausto Napier

A Câmara de Albufeira deliberou atribuir cinco novos topónimos no concelho. Entre eles, destaque para a Praceta Fausto Napier, em […]

A Câmara de Albufeira deliberou atribuir cinco novos topónimos no concelho. Entre eles, destaque para a Praceta Fausto Napier, em Albufeira, em homenagem ao primeiro fotógrafo do município, que imortalizou uma parte da história da cidade.

As suas fotografias poderão ser contempladas numa exposição, a ter lugar no primeiro andar do edifício dos Paços do Concelho, de 2 de dezembro a 3 de janeiro.

As freguesias de Albufeira e Guia vão ver algumas das suas artérias, até aqui não identificadas, com novos topónimos.

A Rua do Rio Seco, Rua da Oficina, Rua João de Deus e Caminho do Poço do Amendoal são os novos nomes de arruamentos na Guia.

A freguesia de Albufeira vê nascer a Praceta Fausto Napier, na zona da Corcovada, junto à Rotunda do Globo. Este topónimo vem prestar homenagem ao primeiro fotógrafo de Albufeira, único durante décadas, que captou imagens de acontecimentos que marcaram uma época e várias gerações de albufeirenses.

Fausto Napier nasceu no Sardoal, distrito de Santarém, em 1915. Aos 18 anos veio para Albufeira, onde começou a trabalhar com uma máquina de rua no Largo Eng.º Duarte Pacheco.

Mais tarde monta o seu próprio estúdio em casa, tendo-se dedicado à arte de bem fotografar em estúdio. As suas fotografias constituem um registo da história do concelho, sendo frequentemente utilizadas em diversas publicações. O fotógrafo veio a falecer aos 69 anos, na cidade de Albufeira.

Depois da exposição patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em 1993, o Município volta a organizar uma mostra dedicada à obra do fotógrafo.

De 2 de dezembro a 3 de janeiro de 2012, o espólio fotográfico de Fausto Napier poderá ser apreciado numa exposição a ter lugar no primeiro piso do edifício da Câmara Municipal.

Além da atribuição do topónimo, foi também atribuído o código postal de 8200-291 à praceta, o que vem facilitar o encaminhamento e a entrega de correspondência, bem como muitos outros processos dependentes de morada, como é o caso do Cartão de Cidadão.

Comentários

pub