“Anda ver!” o Dia Europeu Sem Carros em Lagos

Comemorar o Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro) já faz parte da tradição da cidade de Lagos, por isso, […]

Comemorar o Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro) já faz parte da tradição da cidade de Lagos, por isso, este ano, a Câmara Municipal resolveu ligar a sensibilização para a utilização dos transportes públlicos à redescoberta do património, sob o mote “Anda ver!”.

O programa das comemorações do Dia Europeu Sem Carros, que decorre em Lagos até 25 de setembro, pretende motivar os cidadãos a optarem pelos transportes públicos, ou por outro meio alternativo ao automóvel particular, bem como levar os residentes e turistas a visitarem a cidade e o seu património, a praticarem atividades físicas e a utilizarem modos de deslocação amigos do ambiente.

Com o programa “Anda Ver!”, a Câmara Municipal de Lagos lança, uma vez mais, o convite para a participação num conjunto de atividades, que decorrerem entre 16 e 25 de setembro, e que assinalam, em simultâneo, a Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22), as Jornadas Europeias do Património (23 a 25), o Dia Mundial do Coração (25 de setembro, embora a nível nacional esta data seja assinalada no dia 29) e o Sunday Slow (no âmbito do Movimento Internacional das Slowcities de que Lagos faz parte).

“Assumindo-se como iniciativa de sensibilização para que os cidadãos fiquem mais atentos aos impactos ambientais, na saúde e na própria dinâmica das áreas urbanas, decorrentes das opções que fazem em matéria de mobilidade, em Lagos as atividades de informação, animação e sensibilização da Semana Europeia da Mobilidade e o encerramento da zona intra-muros, no dia 22, ao trânsito automóvel, têm procurado chamar a atenção dos munícipes e visitantes para as soluções de mobilidade disponíveis”, refere a autarquia lacobrigense em nota de imprensa.

A ONDA – Transportes Urbanos de Lagos, a construção dos parques de estacionamento cobertos, o estacionamento à superfície de duração limitada e tarifado e as bolsas de estacionamento gratuitas que contornam o centro histórico são exemplos dessa política, acrescentou a Câmara de Lagos.

Este ano o desafio de deixar o carro em casa volta a ser lançado no dia 22, entre as 9 e as 17 horas, período em que A ONDA, o Comboio Turístico (que também se associa à iniciativa) e os parques de estacionamento cobertos da Avenida dos Descobrimentos, do Anel Verde e do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI serão gratuitos.

Neste e nos restantes dias será possível participar em campanhas de recolha de resíduos e atividades desportivas, visitar exposições e assistir a demonstrações ou espetáculos dinamizados pelas várias entidades locais que se reconhecem nos objetivos da Semana Europeia da Mobilidade.

As ruas do centro histórico e os mercados municipais serão os locais de eleição a visitar nestes dias, que não descuram, de igual modo, as preocupações com a alimentação saudável.

A atividade física e os estilos de vida saudáveis vão estar em destaque no dia 18 e 25 de setembro. Assim, amanhã, o domingo é marcado pela promoção e demonstração de modalidades desportivas, a cargo dos clubes do concelho, enquanto no dia 25 será organizada uma marcha passeio e corrida que assinala as Comemorações do Dia Mundial do Coração e o Movimento das Slow Cities.

Estas iniciativas contam com a participação do Núcleo de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, que realizará rastreios cardiovasculares.

Por fim, o programa “Anda Ver!” pretende chamar a atenção dos participantes para o “Património e a Paisagem Urbana” que constitui o tema das Jornadas Europeias do Património e motivo da realização, entre os dias 22 e 25, de visitas guiadas ao património edificado, tertúlias, concertos em monumentos e entradas livres nos diversos núcleos museológicos da cidade.

Neste âmbito também o Centro Ciência Viva de Lagos organiza atividades sobre “Mobilidade Sustentável” dirigidas a turmas dos 1º, 2º e 3º ciclos.

Comentários

pub