Raminhos, Flamenco, golfe e marionetas animam Algarve em Setembro

Um espetáculo de António Raminhos, o Festival de Flamenco de Lagos, o Portugal Masters de golfe e o FOMe – […]

Um espetáculo de António Raminhos, o Festival de Flamenco de Lagos, o Portugal Masters de golfe e o FOMe – Festival de Objetos e Marionetas e Outros Comeres são propostas de animação para o Algarve, durante o mês de Setembro. 

A mais recente edição do “Guia Algarve”, publicação mensal que reúne os eventos realizados na região, está em distribuição nos postos de informação turística da Região de Turismo do Algarve (RTA) e disponível para download com mais de 180 propostas culturais e desportivas, entre outras sugestões para desfrutar o destino no mês de Setembro.

Com início marcado para esta quinta-feira, 6 de Setembro, a Feira da Dieta Mediterrânica arranca no centro histórico de Tavira. 

Ao longo de quatro dias haverá lugar a uma feira institucional, experiências gastronómicas, workshops, visitas ao património, animação de rua e muita música apresentada em palcos espalhados pela cidade, incluindo um concerto do cantor de flamenco espanhol de etnia cigana mundialmente aclamado, Diego El Cigala (dia 7, às 22h30, na Praça da República).

Ainda na música, Berg, vencedor da 1.ª edição do programa “Factor X”, junta-se ao projeto algarvio Fad’Nu, composto por José Alegre na guitarra portuguesa e Cátia Alhandra na voz, para um concerto no dia 15, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

Já no teatro, António Raminhos traz “O Melhor do Pior” ao Algarve, um espetáculo que é uma visita à sua vida nos anos de 2016 e 2017, e ainda “Jacaré”, uma produção luso-brasileira escrita por Cláudio Torres Gonzaga, na qual contracena com Abbadhia Vieira (dia 28, às 21h30, no auditório Duval Pestana do Centro Cultural de Lagos).

Já a exposição Tapetes de Marrocos continua patente até 31 de Outubro, no Auditório Municipal de Olhão, no âmbito da geminação entre as cidades de Olhão e Agadir. É conceptualizada e produzida pela Associação Al Moutamid Ibn Abbad e pelo Consulado Honorário do Reino de Marrocos no Algarve em parceria com a Câmara Municipal olhanense.

De regresso está o Festival Flamenco de Lagos, o mais antigo que se realiza em Portugal. Nesta edição, cada espetáculo é diametralmente oposto, para que o público entenda as diferentes linguagens deste género de música e dança. Há atuações de Gonzalo Quintero, Chiqui Cienfuegos e Mirabras (de 13 a 15, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos).

Em Setembro, o Algarve recebe a elite do golfe mundial no Portugal Masters, único torneio nacional a integrar o European Tour. de 20 a 23, no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura).

Já a 6ª edição do FOMe – Festival de Objetos e Marionetas inclui este ano «Outros Comeres». A iniciativa junta marionetas à gastronomia, de 14 a 29 de Setembro, em Albufeira, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão e Tavira.

Quanto à feira de artesanato e sabores “Artechique” está de volta a Monchique e pretende contribuir para a divulgação e comercialização dos mais genuínos produtos da serra algarvia, tais como enchidos, pão, doces, mel, aguardente de medronho, melosa e bolo de tacho.

Visitar a feira, participar nas atividades de animação, apreciar a destreza manual dos artesãos locais e saborear os produtos típicos são também uma forma de apoiar a recuperação da economia local e um estímulo às gentes de Monchique (de 7 a 9, entre as 10h00 e as 23h00, no Largo dos Chorões).

Pode ainda aproveitar para visitar o Navio-Escola Sagres, numa iniciativa inserida nas comemorações do Dia do Município de Faro que conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve, materializado na presença no cais comercial da capital algarvia de uma réplica fiel das caravelas dos Descobrimentos portugueses.

Até dia 7 há visitas gratuitas ao NRP Sagres e à caravela Boa Esperança (das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00).

Para consultar o Guia Algarve completo, clique aqui. 

Comentários

pub