Turistas vão conhecer património de Castro Marim “à boleia” do Município

Um transporte gratuito e regular, entre os hotéis e o património do concelho. Este é o objetivo da Rede de […]

Um transporte gratuito e regular, entre os hotéis e o património do concelho. Este é o objetivo da Rede de Transportes do Baixo Guadiana que vai entrar em funcionamento a partir do dia 15 de Julho, em Castro Marim. 

A apresentação deste projeto, que o município de Castro Marim inicia com a sua Linha Azul para o Património, foi um dos pontos altos do feriado municipal daquele concelho, que se assinalou no passado domingo, 24 de Junho.

Houve, também, homenagens aos atletas, clubes e associações do concelho, que prestigiam «o Município com a entrega, o esforço e a dedicação que colocam no seu trabalho», diz a Câmara de Castro Marim.

Um das distinções foi atribuída ao grupo de dança das ARUTLA, do Clube Recreativo Alturense, à faixa etária dos 8 aos 10 anos e à sua professora Laura Pook, em reconhecimento do 1º lugar conquistado no Festival de Artes de Albufeira.

O jovem atleta Amândio Sousa Rodrigues Norberto, do Leões do Sul Futebol Clube, foi homenageado pela vitória do Triatlo X Terra, na categorial de mais de 70 anos. Do União Desportiva Castromarinense, na época 2017/2018, destacaram-se, quatro equipas: os Infantis e Juvenis masculinos e a equipa júnior feminina, com os títulos de campeões distritais de futsal e a equipa Júnior masculina, que conquistou a Taça do Algarve de Futsal.

Da secção de Atletismo do Clube Recreativo Alturense foram vários os atletas que nos seus escalões venceram o 2º Circuito do Algarve de Atletismo em estrada e corta mato “Prof. Artur Lara Ramos”: Matilde Padrão (infantis), Tomás Fernandes (infantis), que também venceu o Quilómetro Jovem Regional, Joana Fernandes (iniciados), Maria Rodrigues (juvenis), que também triunfou no Campeonato Regional de Provas Combinadas, João Monteiro (juniores), Jorge Nogueira (Sub 23) e Diane Valentim (veteranas 35). Já a equipa de infantis masculinos sagrou-se Campeã Regional de Corta Mato.

Também o Clube de Artes Marciais de Altura foi homenageado pelas conquistas dos seus atletas de Jiu-Jitsu e Judo: o judoca Gonçalo Antunes, em 3º lugar na categoria de cadetes, Denis Dinga, campeão nacional de Jiu-Jitsu na categoria de Juvenis, Rui Estevão, 3º lugar em Jiu-Jitsu a nível nacional, na categoria de seniores e Maik Verheij, campeão nacional de Jiu-Jitsu na categoria de Cadetes.

Além destes reconhecimentos aos atletas, a Câmara Municipal de Castro Marim distinguiu também os funcionários autárquicos com mais de 25 anos de serviço e o Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

A sessão solene, que decorreu na Casa do Sal, foi iniciada com uma interpretação musical da Banda Musical Castromarinense, como sendo o primeiro ato oficial com o novo fardamento, pago pela Câmara Municipal.

Também houve a apresentação da nova viatura do INEM (Instituto de Nacional de Emergência Médica), de futuro afeta ao novo posto de emergência médica que será instalado na aldeia do Azinhal.

Terminada a Bênção das viaturas, o público foi transportado até à Antiga Escola Primária de São Bartolomeu do Sul para a inauguração da “Estação d’Artes”, um novo espaço do concelho que dará lugar às atividades da Universidade do Tempo Livre, mas também a novos projetos ligados às artes e ofícios, num espaço que procura combinar a tradição e a inovação, acolhendo artesãos e jovens criativos.

Segundo a Câmara de Castro Marim, «pretende-se que a “Estação d’Artes” possa acolher formação, tertúlias e exposições ligadas ao artesanato, etnografia, design, ilustração, costura, tecelagem, entre outros».

O dia foi ainda assinalado pela inauguração da requalificação da Rua da Arrancada, «uma intervenção há muito solicitada pelos moradores do Barrocal, povoação pertencente à freguesia de Altura». Além da pavimentação da rua, antes em terra batida, foram construídas as infraestruturas de águas, esgotos e pluviais que se justificaram.

Outro dos pontos altos das comemorações do Dia do Município de Castro Marim, a 24 de Junho, é o tradicional e célebre Arraial de São João, na Praça 1º de Maio, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim. Esta festa, que reúne, todos os anos, centenas de pessoas, tem o ex-libris nas marchas populares, protagonizadas pela Junta de Freguesia de Castro Marim e pela Banda Musical Castromarinense.

O arraial foi precedido pela abertura da exposição de trabalhos da Universidade do Tempo Livre (UTL) no mercado local de Castro Marim, com o desfile “Chapéus há muitos…”, protagonizado pelas formandas.

No final da abertura da exposição foi feita a entrega de prémios do XVIII Concurso de Mastros, que encerra os Santos Populares em Castro Marim.

Estiveram a concurso 10 mastros, frutos do trabalho dos seguintes clubes e associações locais: Sociedade Recreativa Banda Musical Castromarinense; Campesino Recreativo Futebol Clube; Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria – Altura; Associação Cultural Amendoeiras em Flor; Clube de Junqueira; Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve; Associação Social Freguesia de Odeleite; Grupo Desportivo e Cultural Rio Seco; Casa do Povo do Azinhal; Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora.

Sagraram-se então vencedores a Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (1º), o Clube da Junqueira (2º) e na 3ª classificação, a Associação Social da Freguesia de Odeleite.

As comemorações do Dia do Município, que ocorrem durante todo o fim de semana, terminaram com André Ramos e Teresa Nunes no palco do Revelim de Santo António e com um concerto do fadista Camané.

 

Comentários

pub