Vento forte e temporal no mar mantêm Algarve e Alentejo sob Aviso Amarelo

Mar agitado e vento forte são as previsões meteorológicas para este sábado, mantendo-se assim todo o território nacional, nomeadamente o […]

Mar agitado e vento forte são as previsões meteorológicas para este sábado, mantendo-se assim todo o território nacional, nomeadamente o Algarve e o Alentejo, sob Aviso Amarelo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este aviso tem a ver com a agitação marítima, com a previsão, na costa sul algarvia, de ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, e com o vento de sudoeste, que pode ter rajadas até 90 km/h.

Para todo o país, a previsão do IPMA aponta para «precipitação, por vezes forte, em especial a partir da tarde», «queda de neve nas terras altas», «vento e agitação marítima forte», bem como «céu geralmente muito nublado».

O vento será moderado a forte (30 a 40 km/h) de sudoeste, com rajadas até 70 km/h no litoral, soprando forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas, em especial nas regiões Centro e Sul e até meio da tarde.

Haverá ainda pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões Centro e Sul.

Quanto ao estado do mar, e segundo a meteorologista Ângela Lourenço, na Costa Ocidental haverá ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, sendo 4 a 5 metros a sul do Cabo Raso até ao meio da tarde. A temperatura da água do mar rondará os 13/14ºC.

Quanto à Costa Sul, as ondas serão de sudoeste com 3 a 4 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros no Sotavento. Na costa algarvia, a temperatura da água do mar não ultrapassará os 14/15ºC.

Comentários

pub