Quarteira quer ser «capital do triatlo na época de estágios»

O bom clima, o facto de ser uma freguesia plana e a existência de equipamentos desportivos apropriados fazem com que […]

O bom clima, o facto de ser uma freguesia plana e a existência de equipamentos desportivos apropriados fazem com que Quarteira tenha «todas as condições» para ser a «capital do triatlo dentro da época de estágios», que decorre, normalmente, em Dezembro e Janeiro. 

As palavras são de Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, ao Sul Informação, à margem da apresentação do XVII Triatlo Internacional Professor Carlos Gravata, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

«Queremos trazer os atletas para o litoral do concelho para cá fazerem estágios», explicou. E Quarteira até já é conhecida neste desporto, acolhendo esta importante prova internacional, que, além de estar incorporada na Taça da Europa, «mexe com a economia» local.

Só que o objetivo é que esse impacto não aconteça «pontualmente» e daí surge este propósito de tornar a freguesia uma referência no triatlo durante a época de estágios.

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira

É que, para o autarca, quer Quarteira, quer Vilamoura têm capacidade para dar aos atletas as melhores condições.

«Há os equipamentos necessários para os atletas treinarem. Temos pista de atletismo, piscina, e os atletas até se podem dar ao luxo de, às vezes, treinarem em mar aberto. Toda a freguesia também é muito plana», referiu ao nosso jornal.

Em 2017, cerca de 2 mil atletas, no seu conjunto, estiveram na freguesia do concelho de Loulé a estagiar, o que demonstra as «boas condições» de que fala Telmo Pinto.

Uma das equipas que, inclusive, escolheu Quarteira para este período de estágios foi a seleção do Reino Unido.

Quanto ao XVII Triatlo Internacional Professor Carlos Gravata realiza-se, este ano, a 24 e 25 de Março. No primeiro dia decorrem as provas de elite feminina e masculina, ao passo que no último dia são as provas na categoria júnior, para masculinos e femininos. Ainda no dia 25 de Março, disputa-se a Taça de Portugal.

Comentários

pub