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Faro, Albufeira e Portimão são as três presenças algarvias no Top25 do ranking das cidades portuguesas

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

As cidades de Faro (8º lugar), Albufeira (16º) e Portimão (17º) são as três presenças algarvias no top25 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, que classifica as melhores cidades para investir, visitar e viver.

A capital algarvia, segundo a consultora responsável pela 5ª edição deste ranking, «consolida a sua posição no Top 10 Nacional, que volta a ser liderado por Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra». Faro até sobe, desta vez, uma posição, para o 8º lugar do Top25.

Este ranking avalia e classifica os municípios portugueses de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver). A classificação analisa a eficácia dos 308 municípios e é comandada, sem surpresas, pela cidade de Lisboa.

Mas há algumas boas notícias para as cidades algarvias, em termos nacionais. Assim, no Top20 nacional da categoria de Negócios, Faro surge em 10º lugar e Albufeira em 18º.

No indicador Viver, Faro volta a ter a melhor performance entre as algarvias, ocupando o 15º lugar (subindo duas posições), enquanto Portimão se classifica em 19º, tendo subido seis posições.

Mais bem posicionadas estão, como seria de esperar, as cidades algarvias na categoria de Visitar, porque esta tem a ver com capacidade de captar turistas. Assim, em todo o país, e depois de grandes cidades como Lisboa, Porto, Funchal e Cascais, surge Albufeira, em 5º lugar (mas caiu uma posição desde o ano passado), logo seguida de Portimão, em 6º.

Entre as 25 cidades deste top Visitar de todo o país, surgem ainda Faro (11º), Tavira (16º) e Lagos (22º). No entanto, em relação ao ranking de 2017, constata-se que Tavira desceu 7 posições.

Portimão foi o município que, no ano de 2018, registou a maior subida no indicador «Viver» do Portugal City Brand Ranking/2018 – Municípios Portugueses, promovido pela Bloom Consulting, ocupando neste indicador o 19º lugar, tendo subido, pelo segundo ano consecutivo, seis posições, em termos nacionais e em comparação com 2017.

No que diz respeito ao ranking referente ao Algarve, numa região que conta com três municípios no Top 25 nacional, surge um pódio inalterado desde a primeira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, em 2014, liderado por Faro, Albufeira e Portimão. Todos estes municípios subiram as posições no Ranking nacional em relação à passada edição.

Pela 5ª edição consecutiva, Faro é líder na região algarvia, mostrando um domínio indiscutível nas Dimensões de Negócios e Viver. A capital do Algarve consegue não só subir uma posição no Ranking Nacional, como ainda alcançar, pela primeira vez, o 3º lugar no ranking regional de Turismo (Visitar), passando o município de Tavira, que detinha a posição desde a primeira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©.

A nível regional, Tavira recupera o 4º lugar que ocupava em 2016 e Loulé fecha o Top 5, numa posição abaixo, em relação à edição anterior.

Depois da 5ª posição, apenas Lagos (6º lugar) e Aljezur (10º lugar) mantêm as posições alcançadas na última edição do ranking. Silves cedeu o 7º lugar a Vila Real de Santo António, que consegue melhorar o seu desempenho em todas as Dimensões, sendo ainda ultrapassada por Olhão, que detém agora o 8º lugar da tabela.

Vila do Bispo e Monchique, com uma subida considerável, devida principalmente às variáveis online e D2© (Digital Demand ) conseguem uma subida de duas posições, relegando Lagoa e Castro Marim para 13º e 14º lugares, respetivamente.

No fundo da tabela, há uma troca direta entre Alcoutim (que apresentou uma subida considerável nas Dimensões de Negócios e Visitar) e São Brás de Alportel.

 

Como se faz este ranking?

A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking© num algoritmo proprietário.

Em cada edição, são consideradas diversas fontes de informação, relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) para a formação deste algoritmo.

Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.

Este algoritmo é composto por três variáveis base, utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles.

A metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2© e a variável da performance on-line, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município.

Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

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