ETIC_Algarve lança Laboratório de Ideias

A ETIC_Algarve apresentou, no passado dia 10 de Março, o LABIA – Laboratório de Ideias com o qual pretende «colocar à […]

A ETIC_Algarve apresentou, no passado dia 10 de Março, o LABIA – Laboratório de Ideias com o qual pretende «colocar à prova a criatividade e originalidade da sua comunidade».

Inaugurado por ocasião do dia de Portas Abertas, que a escola organizou e que contou com a visita de cerca de 100 pessoas, este Laboratório de Ideias apresenta-se como um «espaço onde a criatividade vai andar à solta», revela Nuno Ribeiro, diretor da escola.

Composto por dois eixos de atuação, o LABIA vai dinamizar junto da sua comunidade o ciclo “Conversas com Lábia”, um conjunto de sessões temáticas (Debates, Masterclass ou Sessões Experimentais) dedicadas às áreas de formação da escola, estando já a primeira edição marcada para o próximo dia 4 de Abril.

Estas “Conversas com Lábia” vão ser dedicadas ao tema “Ser Designer” e vão contar com a participação de profissionais da área do Design a trabalhar no Algarve, casos de João Henriques, da IKEA Loulé, Sónia Duarte, da KOBU Creative Digital Agency, e Ricardo Calabaça, que desenvolve a sua atividade por conta própria.

O segundo eixo, consiste no “Ideias com Lábia” e pretende criar junto da comunidade ETIC «as condições necessárias para que as ideias dos nossos alunos, ex-alunos e inclusivamente formadores, possam evoluir de forma a tornarem-se em soluções e/ou produtos com capacidade de penetração no mercado», nas palavras de Nuno Ribeiro.

Acrescenta ainda o diretor que, «ao longo destes anos, temos verificado uma crescente capacidade criativa e de trabalho por parte dos alunos que por aqui passam. Achámos que era altura de apostar nestas capacidades, ajudando-os a desenvolver os seus projetos de forma sustentada e com perspetivas de crescimento, tendo em vista a sua aplicação concreta, potenciando as suas habilidades inatas e as competências adquiridas na escola».

Esta aposta pode materializar-se em três vertentes: apoio humano e técnico, com a nomeação de um tutor que acompanhe e guie a execução do projeto; com apoio logístico, através da cedência de equipamento informático ou audiovisual e também das instalações da ETIC_Algarve, tendo sido criada a Sala LABIA para este efeito a qual consiste num espaço de trabalho, troca de ideias e experiências onde se pode «dar asas à criatividade».

Este apoio poderá também traduzir-se a nível financeiro, para aqueles projetos mais ambiciosos e cujas mais-valias sejam evidentes.

Mais informações poderão ser obtidas diretamente quer na ETIC_Algarve, no 1º piso do Mercado Municipal de Faro, ou no site da escola em www.eticalgarve.com, ou então pelos telefones 289 823 359 ou 960 309 550 ou ainda através do e-mail [email protected].

Comentários

pub