Lagos faz 445 anos de cidade com iniciativas para todos

Lagos vai comemorar o 445º aniversário de elevação a cidade, no dia 27 de Janeiro, a partir das 10h30, com […]

Lagos vai comemorar o 445º aniversário de elevação a cidade, no dia 27 de Janeiro, a partir das 10h30, com iniciativas para todas as idades.

Segundo a Câmara de Lagos, «o destaque vai para a apresentação, às 10h30, do livro “As Mais Antigas Receitas de Batata-doce nos Livros de Culinária dos Séculos XVIII e XIX”, seguido de uma sessão de showcooking, a decorrer no Mercado Municipal da Avenida».

Para as 16h00, está marcada a inauguração da sede social do GAL – Grupo de Amigos de Lagos, na data em que comemora o seu 25º aniversário.

Mais tarde, às 18h00, haverá o Concerto “Clássicos em Talha Dourada”, na Igreja de Santo António. A participação é gratuita, mas limitada ao número de lugares sentados (refira-se que este equipamento, neste dia e no âmbito deste concerto, apenas estará aberto a visitas até às 13h00).

O programa termina com uma atividade para os mais novos – “Noites com Arte”, por Joana Espinal, às 21h00, a decorrer na Biblioteca Municipal de Lagos.

Segundo a Câmara de Lagos, «comemorar a Elevação de Lagos a Cidade é motivo de orgulho para todos os lacobrigenses, pois foi graças ao conhecimento, saber, experiência e determinação de muitos que Lagos se tornou num centro privilegiado e ponto de encontro de gerações, culturas e civilizações, que fizeram da cidade a mais cosmopolita dos séculos XV e XVI, no contexto nacional».

A autarquia acrescenta que este é «um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Conheça as iniciativas preparadas para comemorar esta efeméride».

Consulte aqui o programa.

Comentários

pub