Tarifas de água e saneamento de Beja sem aumentos em 2018

O preço da água e do saneamento, em Beja, não sofrerá qualquer aumento em 2018. A possibilidade de reduzir as […]

O preço da água e do saneamento, em Beja, não sofrerá qualquer aumento em 2018. A possibilidade de reduzir as tarifas ainda chegou a estar em cima da mesa, mas tal «revelou-se manifestamente impossível face à situação atual da empresa», segundo a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.

Foi, de resto, o Conselho de Administração da EMAS que propôs a não alteração das tarifas, sugestão validada ontem, dia 20 de Dezembro, em Reunião de Câmara de Beja.

«Esta decisão assenta na convicção de que não devem ser transferidas para o consumidor eventuais ineficiências decorrentes da prestação de um serviço, que deve processar-se num quadro de recuperação tendencial de custos, mas maximizando sempre a qualidade», revelou a empresa.

Uma «ação forte junto da comunidade por via da sensibilização para a poupança, conjugada com uma aposta forte na redução das perdas de água» são outras medidas que irão «contribuir decisivamente para o cumprimento deste objetivo no médio prazo».

A Câmara de Beja irá agora retomar o tema dos «ajustes na estrutura do próprio tarifário, com a alteração do número de escalões, processo que esteve em curso até 2013, altura em que foi interrompido». A ideia é criar condições para que seja possível a implementação desta medida «nos próximos anos».

Quanto a uma eventual redução de tarifas, é «um objetivo a ter em conta nos próximos anos, fruto de eventuais processos de reorganização do setor».

Comentários

pub