CCMar do Algarve junta-se a parceiros europeus para potenciar investigação em ciências marinhas

32 organizações de 14 países europeus, entre as quais se conta o Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade […]

32 organizações de 14 países europeus, entre as quais se conta o Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve, vão juntar-se para potenciar a investigação em ciências marinhas. O pontapé de saída para o projeto “Assemble Plus” arrancou em Outubro e assenta na partilha de recursos e infraestruturas, para otimizar a pesquisa feita por grupos de investigadores de diferentes países.

O projeto é liderado por membros do European Marine Biological Resource Centre (EMBRC- ERIC), que em Portugal é coordenado pelo CCMar, sediado na Universidade do Algarve, e inclui ainda os centros IMAR, dos Açores, CIIMAR, do Porto, e ACOI, de Coimbra.

«Com o Assemble Plus, Cientistas de toda a Europa – sejam do meio académico, de empresas ou da administração pública – poderão incluir na sua investigação ecossistemas únicos que existem em Portugal, como a Ria Formosa ou o mar profundo dos Açores. Em contrapartida, os cientistas portugueses poderão beneficiar de infraestruturas e recursos que não encontram em Portugal, o que vem potenciar a sua capacidade de investigação», explicou Daniela Fazenda, responsável pela Business Unit do CCMar e gestora do EMBRC em Portugal.

O CCMar reforça a ideia, revelando que «os cientistas e investigadores marinhos terão não só a possibilidade de trabalhar em laboratórios analíticos e instalações experimentais de excelência por toda a Europa, mas também o acesso a uma grande diversidade de ecossistemas marinhos, recursos biológicos únicos, dados históricos e oportunidades de formação avançada».

Financiado pelos fundos do programa europeu Horizonte 2020, o “Assemble Plus” encontra-se em fase de dinamizar as ações definidas na reunião de arranque de projeto, em Outubro de 2017, que contou com 50 participantes, representando 32 organizações e 14 países.

Comentários

pub