Algarve ganha 2 novas estrelas Michelin para os restaurantes Vista e Gusto

O Algarve acaba de ganhar mais duas estrelas Michelin, para premiar a excelência dos seus restaurantes. Os estreantes na lista […]

João Oliveira, o chef estrelado do Vista – foto de Paulo Barata

O Algarve acaba de ganhar mais duas estrelas Michelin, para premiar a excelência dos seus restaurantes. Os estreantes na lista são restaurantes Vista, do jovem chef João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha (Portimão), e o Gusto by Heinz Beck, um dos restaurantes do Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago (Loulé).

As duas estrelas algarvias são as únicas novidades para a restauração em Portugal, no âmbito da apresentação da edição de 2018 do mais famoso e influente guia gastronómico do mundo, que acaba de ser anunciada em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Com estes novos galardões, Portugal passa a somar um total de 23 restaurantes distinguidos pela Michelin, cinco deles com duas estrelas e oito situados no Algarve. O Vila Joya (Albufeira), de Dieter Koschina, e o Ocean, de Hans Neuner, no Vila Vita (Lagoa), mantêm as suas duas estrelas, enquanto os restantes algarvios – Bon Bon, do chef Rui Silvestre, em Carvoeiro, Henrique Leis, de Henrique Leis, e São Gabriel, de Leonel Pereira, ambos em Almancil, e ainda o Willie’s, de Willie Wurger, em Vilamoura, continuam a ostentar a sua única estrela. A estes, juntam-se agora o Vista e o Gusto, ambos com uma estrela.

João Oliveira, de 30 anos, é o chef do Vista, situado sobre a Praia da Rocha. Já desde o ano passado que era esperada a sua primeira estrela Michelin, graças ao seu trabalho criativo e consistente, inspirado na região algarvia e no Mediterrâneo.

João Oliveira chegou ao Vista no início de 2015, para assumir o cargo de Chef Executivo, depois de ter trabalhado com algumas das maiores referências da gastronomia nacional. Durante 13 anos foi Sous-Chef de Ricardo Costa, no The Yeatman (Porto), com uma estrela Michelin, e, mais recentemente, passou pelo Vila Joya, duas estrelas Michelin.

Segundo o jornal «Público», Heinz Beck é já uma espécie de velho conhecido do guia Michelin, uma vez que há mais de uma década que tem três estrelas no seu restaurante de Roma, o La Pergola, no Hotel Cavalieri, e mais uma estrela, esta mais recente, no londrino Apsley’s, no Lanesborough Hotel. Junta agora outra estrela, no Gusto, do Conrad Hotel.

 

Estrelas Michelin 2018 | Portugal

2 estrelas
Vila Joya / Dieter Koschina, Albufeira
Ocean / Hans Neuner, Alporchinhos
Belcanto / José Avillez, Lisboa
Il Gallo d’Oro / Benoit Sinthon, Funchal
The Yeatman / Ricardo Costa, Vila Nova de Gaia

1 estrela
Vista / João Oliveira, Portimão (NOVO)
Gusto by Heinz Beck / Heinz Beck, Almancil (NOVO)
Henrique Leis / Henrique Leis, Almancil
São Gabriel /Leonel Pereira, Almancil
Willie’s / Willie Wurger, Vilamoura
Bon Bon / Rui Silvestre, Carvoeiro
Alma / Henrique Sá Pessoa, Lisboa
Antiqvvm / Vitor Matos, Porto
Casa da Calçada / Tiago Bonito, Amarante
Casa de Chá da Boa Nova / Rui Paula, Leça da Palmeira
Eleven / Joachim Koerper, Lisboa
Feitoria / João Rodrigues, Lisboa
Fortaleza do Guincho / Miguel Rocha Vieira, Cascais
LAB by Sergi Arola, Penha Longa
L’And Vineyards / Miguel Laffan, Montemor-o-Novo
Loco / Alexandre Silva, Lisboa
Pedro Lemos / Pedro Lemos, Porto
William / Luís Pestana, Funchal

Comentários

pub