Há fumo, mas não há fogo no Algarve

O Algarve acordou esta quarta-feira debaixo de uma nuvem de fumo, havendo também um intenso cheiro a queimado. No entanto, […]

Imagem de satélite de hoje de manhã, clique para ampliar.

O Algarve acordou esta quarta-feira debaixo de uma nuvem de fumo, havendo também um intenso cheiro a queimado. No entanto, não há nenhum incêndio de grandes proporções ativo e o fumo que se abateu sobre a região é originário dos incêndios no Centro do país.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro adiantou ao Sul Informação que foram ativados helicópteros para procurar a origem do fumo, mas que não foi encontrado nenhum incêndio.

Ao início da manhã, com alerta dado às 9h51, houve um incêndio em Montes Novos, em Salir, mas de pequenas proporções. De acordo com o site da Proteção Civil, mantêm-se no combate às chamas apenas 5 operacionais e um veículo.

A mesma fonte do CDOS diz que o fumo poderá ter sido trazido pelo vento «do Centro e do Norte do país, ou de algum incêndio em Espanha», sendo que há um fogo ativo em Cartaya, na província de Huelva.

Bruno Gonçalves, meteorologista amador e responsável do projeto Meteofontes, confirmou ao nosso jornal esta possibilidade, uma vez que «o fumo dos incêndios do Centro pode cá chegar», mas também «pode ter origem em Espanha», quer de Cartaya, quer da zona central do país vizinho.

Nas imagens recolhidas pela NASA ontem, vê-se a coluna de fumo originária dos incêndios no Centro a dirigir-se para Sul, chegando ao Alentejo. Hoje, a agência espacial norte americana ainda não divulgou imagens da Península Ibérica, mas tudo indica que o fumo que ontem cobria o Alentejo tenha chegado ao Algarve.

Comentários

pub