Comprar casa em Faro requer menos seis anos de trabalho que em Lisboa

Comprar uma casa em Faro requer menos seis anos de trabalho que em Lisboa. Esta é a conclusão de um […]

Arco da Vila de Faro_Vista Cidade Velha_3Comprar uma casa em Faro requer menos seis anos de trabalho que em Lisboa. Esta é a conclusão de um estudo feito pela plataforma de simulação gratuita de produtos financeiros ComparaJá.pt, que indica que em Faro serão necessários dez anos de trabalho.

Com o início do novo ano já bastante próximo, muitos portugueses começam a pensar em avançar para aquela que é umas das maiores decisões financeiras das suas vidas: comprar casa. Tendo isto em consideração, a plataforma ComparaJá.pt analisou quantos anos os habitantes de cada distrito necessitariam de trabalhar, tendo em conta o salário médio e o custo médio por metro quadrado da sua região.

Na tabela abaixo é possível observar, para as 18 capitais de distrito que compõem Portugal Continental, e inclusive para o Funchal (Madeira), o valor de um apartamento de 100 metros quadrados, bem como o valor do salário médio anual.

Com base nestas duas variáveis, foi possível aferir quantos anos de trabalho seriam necessários até os habitantes de cada capital de distrito conseguirem comprar casa:

quadro

Sendo que o distrito de Faro é composto por 16 municípios, havendo dados disponíveis apenas para 11 municípios, a tabela abaixo indica os valores médios de um apartamento de 100 metros quadrados, o salário médio anual e ainda o número de anos de trabalho necessários até se conseguir comprar casa em cada um dos municípios.

Os dados indicam que o concelho onde é mais fácil comprar casa é em Olhão, onde são necessários 8,8 anos, enquanto Alcoutim é o concelho mais difícil, sendo preciso trabalhar durante 58 anos para conseguir comprar uma casa no concelho:

quadro-2

Comentários

pub