Desfile do Dia Nacional do Bombeiro entusiasmou zona ribeirinha de Portimão

Centenas de bombeiros e dezenas de viaturas desfilaram ontem na Zona Ribeirinha de Portimão, nas cerimónias do Dia Nacional do […]

Centenas de bombeiros e dezenas de viaturas desfilaram ontem na Zona Ribeirinha de Portimão, nas cerimónias do Dia Nacional do Bombeiro, presidida pela ministra da Administração Interna Constança Urbano de Sousa.

Na linha da frente da bancada oficial esteve ainda o secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes, a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, deputados, autoridades civis e militares.

O desfile final, que fez a delícia de largas centenas de pessoas que se juntaram na zona ribeirinha e ao longo do percurso, contou com centenas de bombeiros de corporações de todo o Algarve e de todos os serviços especializados que as corporações oferecem, bem como pelos seus meios terrestres e aquáticos. Às algarvias, juntaram-se ainda corporações de outras zonas do país, já que esta foi a cerimónia nacional de comemoração do Dia do Bombeiro Português.

A ocasião foi ainda aproveitada pela ministra Constança Urbano de Sousa para entregar o Prémio Bombeiro de Mérito 2015 da Liga dos Bombeiros Portugueses, ao chefe Raulino Machado Ventura, dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, S. Miguel, Açores, bem como outros galardões.

À margem da cerimónia e do desfile, a ministra da Administração Interna já tinha assegurado que Portugal está «preparado» para a época de incêndios florestais, mas advertiu que há um «fator que não se pode dominar, que é a meteorologia».

«O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) está montado, está robusto, já está operacional, e posso dizer que estamos naturalmente preparados. Acontece que existe aqui um fator aleatório, que é a meteorologia e que não podemos nuca dominar», afirmou a ministra aos jornalistas, após participar nas cerimónias do Dia do Bombeiro, em Portimão.

A governante anunciou também a possibilidade de as associações humanitárias de bombeiros poderem candidatar-se a fundos comunitários no valor de 12 milhões de euros, para investir em quartéis e aquisição de viaturas operacionais.

«Estamos a falar de uma série de avisos para fundos comunitários que podem pagar dois tipos de projetos: quartéis de bombeiros, mas também equipamentos. E que estão acessíveis às associações humanitárias de bombeiros. O aviso está a decorrer este mês e poderão fazer as suas candidaturas a financiamento comunitário», explicou Constança Urbano de Sousa.

 

Nota: fotos de Elisabete Rodrigues e Nelson Inácio

 

 

Comentários

pub