Haja Luz nas Escolas

Em Portugal, o Ano Internacional da Luz (AIL2015) continua a ser comemorado até ao final do presente ano letivo, ou […]

Haja luz nas escolasEm Portugal, o Ano Internacional da Luz (AIL2015) continua a ser comemorado até ao final do presente ano letivo, ou seja até Junho próximo. Várias iniciativas em torno da luz e das tecnologias baseadas na luz vão ocorrer um pouco por todo o país e o leitor pode saber delas consultando o site do AIL2015.

Um dos principais projetos de âmbito nacional que continua a ocorrer é o designado por “Haja Luz nas Escolas”. Este conta com um programa especial de atividades dedicadas às Escolas, professores e alunos do Ensino Básico e Secundário. Teve início em Março de 2015 e prolonga-se, como já se disse, até Junho deste ano.

Em que é que consiste este projeto? No âmbito do Ano Internacional da Luz, investigadores cientistas disponibilizam-se para ir às escolas realizar palestras sobre temas relacionados com a Luz e Tecnologias baseadas na Luz.

luzEssas atividades são palestras, workshops, oficinas, LIGHTtalks, formações, manuseamento de kits e visitas a uma exposição. As palestras/workshops são gratuitas para as Escolas, tendo estas que as solicitar através do preenchimento de um pequeno formulário que se encontra no site do AIL2015.

Neste site do Ano Internacional da Luz, pode ler-se que “o projeto tem como principal objetivo envolver a comunidade escolar nacional nas comemorações do Ano Internacional da Luz e, desta forma, tornar clara a importância da Luz na sociedade e nas várias áreas do ensino formal. Durante este projeto, têm sido dinamizados vários tipos de atividades de modo a promover, junto dos alunos, o conhecimento sobre a luz e as tecnologias baseadas em luz, bem como possibilitar junto destes, a realização de trabalho laboratorial e o contacto com tecnologia atual, de forma a fomentar o saber fazer e o ensino experimental das ciências.”

No âmbito deste projeto, que tem envolvido dezenas de professores e investigadores, já foram realizadas, no presente ano letivo, 57 palestras em Escolas de todo o país. Estão já confirmadas mais 22 palestras até ao final do presente ano letivo.

Exemplos das palestras que se encontram disponíveis neste projecto são, entre outras:
“A pele: à luz da cor”, por Sara Mira;
“Lasers super-intensos: nas fronteiras da física”, por Gonçalo Figueira;
“A luz na terra e no universo”, por Máximo Ferreira;
“Comunicar através da luz”, por Mário Fernando dos Santos Ferreira;
“Iluminação led: benefícios e desafios”, por Maria Rute de Amorim e Sá Ferreira André;
“Moléculas pela luz das estrelas”, por Paulo Ribeiro-Claro;
“O maravilhoso mundo das comunicações óticas”, por Paulo André;
“O sol e a luz: a fuga dos fotões!”, por Ivone Fachada;
“Qual é a luz mais brilhante?”, por Gonçalo Figueira;
“O que é a luz?”, por António Piedade;
“A luz, a química dos pirilampos e outras curiosidades de química”, por João Carlos de Matos Paiva ou Carla Morais;
“Luz e holografia”, por Pedro Pombo.

Continuemos a celebrar, com esta variedade e qualidade, o Ano Internacional da Luz!

Autor: António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub