A plataforma petrolífera que está a assustar o Algarve

Uma plataforma petrolífera que foi avistada ao largo de Tavira está a assustar quem deu por ela e levou a […]

Plataforma de petróleo em cargueiro ao largo de TaviraUma plataforma petrolífera que foi avistada ao largo de Tavira está a assustar quem deu por ela e levou a uma mobilização imediata de ativistas anti-exploração de hidrocarbonetos no Algarve, nas redes sociais.

Mas a sua presença ao largo da região é temporária, já que o seu destino é mesmo Roterdão, na Holanda.

A estrutura está a ser transportada num cargueiro próprio para o efeito que, confirmou a Autoridade Marítima ao Sul Informação, tem como destino final o porto holandês e só espera que as condições meteorológicas melhorem para seguir viagem.

Neste momento, a embarcação está « a “fazer piscinas”, como se costuma designar», ou seja, está a circular lentamente, cerca de 17 milhas ao largo de Tavira, no corredor de tráfego de cargueiros que passa frente ao Algarve. A escolha desta zona deveu-se ao facto de ser «mais resguardada, mesmo ao nível de ventos».

As plataformas são transportadas em cargueiros de grande envergadura, depois de construídas em terra. Tendo isso em conta, «os comandantes preferem não arriscar, quando as condições meteorológicas são adversas, pois de outra forma podia acontecer uma verdadeira catástrofe».

Assim, a plataforma de petróleo na linha do horizonte irá desaparecer em breve, para ser colocada ao serviço algures no Norte da Europa, onde, adivinha-se, haverá alguém a contar ansiosamente os dias para a sua chegada, já que, neste caso, tempo é mesmo dinheiro.

Todos os dias passam, ao largo do Algarve, dezenas de navios, de vários tipos. O Algarve está numa das mais movimentadas rotas marítimas do mundo, a que liga a Ásia, via Canal do Suez, à Europa do Norte e à América.

Comentários

pub