Prejuízos do temporal de 1 de Novembro cobertos pelos seguros já ultrapassam 14 milhões

1400 processos de seguro abertos e mais de 14 milhões de euros de danos cobertos nas apólices já acionadas. Estes […]

Cheias Albufeira (63)1400 processos de seguro abertos e mais de 14 milhões de euros de danos cobertos nas apólices já acionadas. Estes são os números que a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) já apurou até agora, em relação aos danos causados pelo temporal de 1 de Novembro, no Algarve. Mas estes poderão ser ainda números por baixo.

Quinze dias após a intempérie, «verifica-se um aumento significativo do apoio da atividade seguradora às vítimas desta catástrofe, quando comparados os dados mais recentes com os apurados há uma semana», salienta a APS em nota de imprensa.

Com efeito, e de acordo com a informação recolhida por esta Associação, «o número de participações de sinistros cobertos por apólices de seguro aproxima-se já dos 1.400, com montantes associados ligeiramente superiores a 14 milhões de euros (entre indemnizações já pagas e provisões constituídas)».

No entanto, «estes números deverão continuar a subavaliar a dimensão deste evento, não só por decorrerem ainda os trabalhos de peritagem e apuramento de danos, mas também porque se suspeita que alguns proprietários afetados pelo temporal não terão apresentado ainda as correspondentes participações às suas seguradoras».

Segundo os dados apurados pela APS, o maior número de processos de sinistro abertos (acima de 800) diz respeito a danos em habitações, com indemnizações da ordem dos 4,8 milhões de euros.

Por outro lado, embora os cerca de 310 sinistros verificados em estabelecimentos comerciais e industriais correspondam a menos de metade dos registados em habitação, o montante dos respetivos danos é já superior a 8,5 milhões de euros.

Refiram-se também os danos provocados em cerca de 160 veículos automóveis cobertos por apólices apropriadas, cujo montante ultrapassa os 510 mil euros.

A APS irá continuar a atualizar esta informação nas próximas semanas, até que estejam consolidadas as consequências deste temporal ocorrido no Algarve.

Comentários

pub