“Crise dos refugiados: um desafio para a Europa” motiva debate em Faro

Rui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), é um dos três convidados da conferência “Crise dos refugiados: […]

VoluntariadoRui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), é um dos três convidados da conferência “Crise dos refugiados: um desafio para a Europa”, que se realiza esta terça-feira, 1 de Dezembro, às 21h00, no Auditório da Escola Superior de Saúde, em Faro (junto ao Teatro Municipal).

Além de Rui Marques, que representa a Sociedade Civil neste painel de debate, os outros convidados são António Branco, reitor da Universidade do Algarve, que representa o Ensino Superior, e ainda Elisabete Rodrigues, diretora do jornal Sul Informação, pela Comunicação Social.

Os oradores convidados vão apresentar as suas perspetivas, numa altura em que a crise dos refugiados na Europa ganhou destaque na imprensa mundial e tem gerado vários problemas de ordem política e humanitária. O mundo vive a maior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial. Segundo dados da Amnistia Internacional, existem atualmente 59,5 milhões de refugiados no mundo inteiro.

O debate é aberto ao público, já que a sociedade civil é convidada a participar. Segundo os organizadores, «impõe-se uma mudança radical na forma como o mundo trata os refugiados, através de uma revisão profunda das políticas e das práticas, que permita criar uma estratégia global coerente e abrangente».

Rui Marques, coordenador da PAR, esteve recentemente no Líbano, para observar in loco como é utilizada, nos projetos da Cáritas e do JRS, a ajuda enviada pelos portugueses para os refugiados sírios que aí tentam escapar da guerra e dos bombardeamentos no outro lado da fronteira.

A Universidade do Algarve tornou-se parceira da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), no passado mês de outubro, no seguimento da colaboração que tem vindo a manter com a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, iniciativa promovida, em Portugal, pelo ex-presidente da República Jorge Sampaio.

No âmbito da sua missão educativa e de extensão, incluindo a vertente de voluntariado, a UAlg disponibilizou-se a contribuir para a receção dos refugiados que venham a ser acolhidos no Algarve, nomeadamente através da oferta de cursos de Língua e Cultura Portuguesa e de outras iniciativas semelhantes que possam ajudar na integração deste numeroso conjunto de pessoas em sofrimento.

Por seu lado, o Sul Informação é também, desde este mês de Novembro, parceiro da PAR, sendo mesmo o primeiro jornal regional de todo o país com tal estatuto. O objetivo é, segundo Elisabete Rodrigues, «contribuir para esclarecer a opinião pública, nomeadamente a algarvia, sobre a questão dos refugiados» e dar a conhecer as formas «como todos nós podemos ajudar a receber essas pessoas da melhor forma, em Portugal e no Algarve».

A conferência “Crise dos refugiados: um desafio para a Europa” integra-se no programa organizado pelo Grupo de Voluntariado UAlg V+, para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 5 de dezembro.

O programa completo da semana de Voluntariado UAlg V+ pode ser consultado em www.ualg.pt/pt/content/semana-do-voluntariado

 

Comentários

pub