Festival coloca participantes a olhar para o céu e a desfrutar da natureza em Sagres

Há um festival no Algarve que coloca os que nele participam a olhar para o céu e a desfrutar do […]

Festival de Observação de Aves SagresHá um festival no Algarve que coloca os que nele participam a olhar para o céu e a desfrutar do património natural da região. É o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres, cuja 6ª edição vai decorrer a partir de quinta-feira, dia 1 de Outubro, até domingo, dia 4, nesta localidade do concelho de Vila do Bispo, um ponto de referência para a prática de birdwatching.

Ao longo de quatro dias, os participantes, que chegam de diferentes países, poderão escolher de entre um leque alargado de atividades, muitas delas gratuitas. Iniciativas que vão além da observação de aves, pura e dura, e que passam, também, pela observação de golfinhos, caminhadas, mergulho ou passeios a cavalo, para dar apenas alguns exemplos.

Ou seja, este é um festival pensado não apenas para birdwatchers, mas também para atrair um público diversificado, incluindo pessoas que ainda estejam a dar os primeiros passos na observação de aves ou, simplesmente, que queiram desfrutar de um dia diferente, em família.

Festival de Observação de Aves de Sagres – Foto de Nuno Barros

«Esta filosofia mantém-se, em 2015. Nas primeiras edições, dedicámo-nos muito à observação de aves. Mas sentimos que só os especialistas é que apareciam e, se queríamos atrair outro tipo de público, teríamos de alargar o programa. Daí termos acrescentado a vertente de atividades de natureza», explicou ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM Anabela Santos, da associação Almargem, uma das entidades que organiza este festival.

Com este ajustar de estratégia, foi conseguido um objetivo, «o de atrair famílias». «Temos muitas atividades de educação ambiental para os mais novos. Mas não passa apenas por aí. Não querendo ser sexista, o birdwatching é uma atividade que atrai, maioritariamente, homens. Dessa forma, o pai pode ir observar aves e a mãe pode fazer algo completamente diferente», ilustrou.

«Este ano temos muitas novidades. Há atividades que nós sabemos que temos de repetir, como a saídas de barco para a observação de golfinhos. Há muitas delas esgotadas, até porque têm preços muito atrativos, quase metade do que é usual. Mas há muitas em que continua a haver vagas e em que ainda é possível inscreverem-se», disse.

«Mas teremos outras atividades no mar, como o stand up padel, além de uma vertente de relaxamento, com sessões de alongamentos e massagens. Também temos caminhadas associadas a desenho na paisagem e de iniciação à flora, para pais e filhos. Este ano, há muita coisa nova», descreveu Anabela Santos.

Com tanta oferta, há mesmo quem aproveite para tirar uns dias de férias, para ir a Sagres durante o festival. «No ano passado, fizemos o teste de alargar o Festival para quatro dias e, surpreendentemente, as atividades esgotaram também na quinta e na sexta-feira. Há muitas pessoas que aproveitam e tiram um ou dois dias de férias», segundo Anabela Santos.

Ainda assim, a observação de aves, apesar de ser uma atividade que entusiasma muitos milhões de pessoas em todo o mundo, está longe de ser um mercado turístico dirigido às massas, no Algarve. Este evento, cujo poder de mobilização tem vindo a aumentar, de ano para ano, atraiu, há cerca de um ano, 950 pessoas a Sagres, de 17 nacionalidades distintas.

«Nós não medimos o sucesso da iniciativa pelo número de participantes, já que este é um turismo de nicho. Mas não deixa de ser significativo que cheguem de 17 países. No ano passado, até chineses tivemos», revelou. Além disso, conseguir mobilizar 950 pessoas «não deixa de ser um número muito interessante, tendo em conta que o festival é realizado em Sagres, uma localidade pequena» e fora da época alta.

Embora não seja objetivo dos organizadores do festival trazer multidões a Sagres, até porque se corria o risco de «haver mais pessoas que aves», este é um nicho de mercado que importa estruturar cada vez mais, para mais porque tem os seus picos na época baixa.

Anabela Santos

«Estima-se que existam cerca de 100 milhões de observadores de aves no mundo e que, em 2020, o Turismo de Natureza gere, só na Europa, cerca de 26,1 milhões de viagens. O Turismo de Natureza revela-se assim de grande importância para a Região, na medida em que permite diversificar a sua oferta, minimizar a sazonalidade, captar mais mercado e dinamizar a economia local. O Algarve tem potencialidades únicas para a prática de atividades de Turismo de Natureza e de birdwatching em particular, pois alia uma diversidade paisagística única, com condições meteorológicas favoráveis ao longo de todo o ano, a uma gastronomia e infraestruturas de excelente qualidade», defende, por seu lado, o presidente da Região de Turismo do Algarve Desidério Silva.

O Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres pode, isso sim, dar uma grande ajuda na promoção do Algarve enquanto destino de birdwatching e Turismo de Natureza. Aliás, tudo indica que já o venha a fazer, há anos.

«Este ano tivemos mais solicitações de estrangeiros. Como têm de planear a sua vinda com antecedência, contactam-nos, para se inscrever. Alguns vêm propositadamente, outros já vinham cá nesta altura e aproveitam para vir ao festival», contou Anabela Santos.

Estes visitantes começam a chegar já a partir de quinta-feira. O objetivo da organização, a cargo da Almargem, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e da Câmara de Vila do Bispo, com o apoio da RTA, é atrair, pelo menos, tantas pessoas como em 2014. «Mas queremos muito chegar ao número redondinho dos mil participantes», confessou Anabela Santos.

 

Entrevista: Elisabete Rodrigues (Sul Informação)/ Pedro Duarte (RUA FM).
Texto: Hugo Rodrigues.

Comentários

pub