Diretor do Centro de Emprego de Portimão lança romance policial

Miguel Madeira, atual diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, apresenta no dia 28 de Agosto, às […]

obsessãoMiguel Madeira, atual diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, apresenta no dia 28 de Agosto, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Loulé, o seu primeiro romance policial intitulado “Obsessão”.

A ação do livro, editado pela Chiado Editora, decorre no concelho de Loulé.

Miguel Angel Lopes Madeira nasceu em Caracas, na Venezuela, a 1 de outubro de 1966. Aos sete anos veio residir para Loulé, quando os seus pais se decidem pelo regresso definitivo às suas origens, localidade onde estuda até completar o ensino secundário e onde presentemente reside.

Aos dezoito anos, começou a trabalhar, primeiro como empregado de mesa, depois como desenhador gráfico. Mais tarde, aos vinte anos, tornou-se professor de educação física no ensino público na Escola C+S de Quarteira, atualmente designada Escola D. Dinis. E é aquando desse regresso à escola, na condição de docente, que ganhou consciência da importância de prosseguir os estudos e decidiu concorrer ao ensino superior.

Ingressou na Universidade do Algarve pouco depois de ter iniciado a sua ligação profissional à Câmara Municipal de Loulé, aos 24 anos, onde entrou para chefiar a Divisão de Juventude, tendo concluído naquele estabelecimento de ensino superior público o bacharelato em Gestão de Empresas (1996), a licenciatura em Gestão Financeira (1998) e, mais tarde, o mestrado em Administração e Desenvolvimento Regional (2010).

Do seu percurso profissional, salienta-se o cargo de adjunto do Presidente da Câmara de Loulé (2002 a 2004), o cargo de diretor do Centro de Emprego de Loulé (2004 a 2005), a chefia da Divisão de Atividades Económicas na Câmara Municipal de Loulé (2005 a 2011), o cargo de vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve (2011 a 2014), o convite para lecionar na Universidade do Algarve no mestrado de Gestão de Unidades de Saúde (2015) e presentemente o cargo de diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento (2015).

miguel madeiraDo seu percurso social, merece destaque a sua ligação ao associativismo local, onde, desde 1991, tem desempenhado, de forma ininterrupta, cargos de dirigente em diversas associações do concelho de Loulé. É, também, dessa altura o início da sua colaboração regular com a imprensa regional algarvia, onde desenvolveu o gosto pela escrita.

Um gosto que o levou à publicação de um livro de crónicas em 2006 («A Cruzada», editado pela Citymap); um livro técnico em 2011 («A Governança Municipal», editado pela Colibri), e que, em 2015, o conduziu à sua primeira incursão pelo romance policial («Obsessão»).

A apresentação do romance será feita pelo ex-edil socialista Joaquim Vairinhos, tendo entrada livre.

 

Corrigida às 21h35, alterando a data para dia 28 de AGOSTO.

 

 

Comentários

pub