Riqueza Desprezada – 6. Empreendimentos turísticos vazios

Fomos um país pobre, com um povo esforçado, que aproveitava tudo que pudesse. As famílias colhiam frutas, pescavam, faziam suas […]

Jack SoiferFomos um país pobre, com um povo esforçado, que aproveitava tudo que pudesse. As famílias colhiam frutas, pescavam, faziam suas casas modestas, falavam-se.

Hoje temos em Portugal uma enorme quantidade de hotéis e habitações que não foram, nem serão tão cedo, vendidas.

Ao mesmo tempo, temos um clima maravilhoso e uma hospitalidade única. Poderíamos trazer para o Sul de Portugal dezenas de colégios-internatos para os filhos de expatriados que vivem não só por cá, mas também no Marrocos, Reino Unido, França.

Pois, com as low-cost, os pais podem para aqui se deslocar com facilidade; temos mais de 80 destinos com voo direto de Faro. E mais segurança do que os nossos concorrentes em Espanha.

Há muitos edifícios de escritórios vazios pelo Algarve e Alentejo que poderiam ser adaptados para colégios. E empreendimentos já prontos ou por concluir, onde os apartamentos poderiam alojar os alunos e as casas em banda arrendadas para as famílias que queiram com frequência vir cá.

O local ideal não é próximo às praias, nem nas cidades, mas a alguma distância, e com amplas instalações desportivas.

Temos muitos professores estrangeiros reformados que poderiam trabalhar em part-time. Temos muitos professores portugueses altamente qualificados que emigraram e teriam muito gosto em regressar e trabalhar num colégio destes.

Já temos no Algarve alguns colégios internacionais, mas focados nas famílias aqui residentes e não nas de outras regiões ou países.

Na mesma lógica, poderíamos desenvolver os institutos politécnicos para trazer mais alunos da UE se alguns cursos se focassem mais naquilo em que temos vantagens, como zoologia, biologia marinha, enologia, engenharia naval.

Já temos muitos doutos nestas matérias, alguns a emigrar. Já temos espaços e laboratórios onde há possibilidade de se praticar, como o Zoomarine em Albufeira, empresas de aquacultura em Tavira e na Costa Vicentina.

Mais 9 mil estrangeiros residentes trariam mil empregos de alto nível. Usemos o que temos.
Sim Podemos!

 

Autor: Jack Soifer é consultor internacional, autor dos livros «Empreender Turismo de Natureza», «Como Sair da Crise», «Portugal Rural», «Algarve/Alentejo – My Love» e «Portugal Pós-Troika»

Comentários

pub