Festival Jota traz bandas nacionais e estrangeiras de inspiração cristã a Faro

Junta bandas de diversos estilos e proveniências, com o denominador comum de serem de inspiração cristã. O Vale das Almas, […]

Banda JotaJunta bandas de diversos estilos e proveniências, com o denominador comum de serem de inspiração cristã.

O Vale das Almas, em Faro, vai acolher, entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, o Festival Jota, «o maior evento de música de inspiração cristã de âmbito nacional e um dos maiores da Península Ibérica».

Ao palco, subirão grupos portugueses, mas também alguns vindos de outros países, nomeadamente Espanha, Reino Unido e Itália. O festival, que conta com o Sul Informação como media partner, funcionará em regime de acampamento.

Esta será a 8ª edição deste evento e a primeira a decorrer no Sul do país. O festival nasceu na Guarda, em 2007, por iniciativa do Secretariado da Pastoral Juvenil da Guarda, em colaboração com a Banda Jota, os atuais organizadores do festival.

Até agora, as edições decorreram todas no Norte do país. Mas, dada «a ligação dos jovens algarvios a esta iniciativa, já que um grupo considerável desta Diocese participa desde a primeira edição», os organizadores decidiram realizá-lo em Faro, em 2015.

O cartaz da festa conta com mais de uma dezena de bandas. De Portugal, além do grupo musical Banda Jota, que co-organiza o evento, está confirmada a presença da banda Yeshua, dos Godstones, ambas com forte ligação ao festival, já que se lançaram no espaço «Teu Palco», onde bandas amadoras podem mostrar o que valem. Os Yeshua destacaram-se na edição do ano passado, enquanto os Godstones venceram o «Teu Palco» em 2012 e vão agora divulgar o seu primeiro álbum.

Cartaz_festival_jota_2015_finalTambém presente estará a banda ligada ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) «Maresia», a artista Claudine Pinheiro, que divulgará o seu novo álbum, a banda «Graal», que fará o pré-lançamento do seu primeiro trabalho discográfico, e os Xpression Cross, «na vertente ecuménica do festival».

O Algarve irá estar representado pelo DJ Zoon, com a organização a destaca, ainda, a presença dos «Jovem Levanta-te», o «mediático grupo que chegou à fase final na edição portuguesa do Got Talent».

De além-fronteiras, marcará presença o espanhol Nico Montero, um dos nomes «mais sonantes da atualidade» da música espanhola, a banda de rock britânica «Crossbeam», que se destacou na anterior edição do Jota, e os italianos The Sun, «que, segundo muitos, fizeram o melhor concerto de todas as edições do Festival Jota».

Ainda na vertente musical, haverá o já referido espaço «Teu Palco». dedicado a bandas e artistas amadores. Qualquer grupo ou artista se pode propor a atuar, podendo mostrar temas e trabalhos originais, com limite máximo de três músicas ou de 15 minutos de atuação.

Além dos concertos, haverá atividades paralelas, nomeadamente «espaços de oração e reflexão, workshops, atividades radicais, visitas guiadas, muita animação e aventura, entre outras».

Segundo a organização, o Festival Jota «é o maior festival de música de inspiração cristã de âmbito nacional (e um dos maiores da Península Ibérica), que se realiza de forma itinerante, sendo aberto a todos os jovens do país que nele queiram participar e viver a experiência de um festival de música de verão, mas simultaneamente um momento de encontro com os outros, com a natureza e com Deus».

«Este festival tem sido um espaço importante para a evangelização juvenil, tendo contribuído, igualmente, para que que a música de inspiração cristã ganhe um novo vigor, promovendo novos talentos e novos projetos, já que poucos espaços existem para a divulgação de iniciativas de inspiração cristã», acrescentam.

Comentários

pub