Britânico Geraint Thomas venceu 41ª Volta ao Algarve (com fotos)

O britânico Geraint Thomas, da equipa Sky, foi o vencedor da 41ª edição a Volta ao Algarve, que terminou este […]

41ª Volta Algarve Liberty Seguros - Photo João FonsecaO britânico Geraint Thomas, da equipa Sky, foi o vencedor da 41ª edição a Volta ao Algarve, que terminou este domingo. A quinta e última etapa da prova disputou-se hoje, entre Almodôvar e Vilamoura, com a vitória a sorrir ao alemão André Greipel, da Lotto Soudal, o corredor mais vitorioso de 2014.

Esta última etapa da Volta ao Algarve, prova que estava na estrada desde quarta-feira, foi decidida ao sprint, como era esperado. Na fase final da corrida, chegou-se a rodar a mais de 43 quilómetros por hora, com emoção até final.

Na reta da meta, o numeroso público foi animado por um apertado sprint entre André Greipel e o belga Tom van Asbroeck (Lotto NL-Jumbo), com triunfo do germânico. O terceiro foi o alemão Rudiger Selig (Katusha), após desclassificação do holandês Raymond Kreder (Team Roompot) por sprint irregular.

«A Volta ao Algarve foi a minha primeira grande corrida da época e queríamos aqui ganhar uma etapa. Foi uma vitória da equipa, o meu comboio de lançamento estava onde devia estar e, na verdade, não precisei de fazer muito, apenas seguir o plano. Gosto de correr no Algarve, onde o tempo é quase sempre bom. É uma excelente promoção para a região», revelou André Greipel, no final da etapa.

A vitória, este domingo, foi alemã, mas no acumulado dos cinco dias de prova, sorriu a um britânico. Geraint Thomas cortou a meta integrado no pelotão e sucedeu ao polaco Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep) na galeria de vencedores da Volta ao Algarve.

O corredor natural do País de Gales concluiu a competição com 27 segundos de vantagem sobre Kwiatkowski e com 1m11s relativamente ao português Tiago Machado (Katusha), que completaram o pódio.

«Não esperava ganhar no Algarve, porque o líder designado era o Richie Porte. Arrisquei no segundo dia, conquistei a camisola amarela e a partir daí foi uma semana incrível para a equipa, que ganhou duas etapas, a geral, e duas camisolas. Estou satisfeito com a minha forma, tenho um grande mês pela frente, com o Paris-Nice e com as clássicas e anseio pelas próximas corridas. Não ganho com muita frequência, mas olhando para a lista de vencedores e para as equipas presentes, é uma sensação ótima ganhar uma etapa e defender a amarela até ao final», considerou Geraint Thomas.

41ª Volta Algarve Liberty Seguros - Photo João FonsecaO adversário mais direto de Thomas foi Michal Kwiatkowski, que reconheceu a superioridade do opositor: «No Malhão tudo fizemos para conseguir vencer. Como equipa nunca desistimos e acabamos por gastar todas as munições para vencer a geral. Mas o Thomas protagonizou uma excelente performance e conseguiu vencer», admitiu o ciclista da Etixx-QuickStep.

Tiago Machado fechou o pódio e terminou a corrida com a sensação do dever cumprido: “No Algarve viram-me crescer como ciclista. Já desde júnior que corro na região e sempre aqui tentei dar o máximo. Um dia ainda ganharei a Algarvia para lhes poder dedicar todo o apoio que me têm dado. Na estrada, os adversários foram mais fortes do que eu. Vinha para vencer, trabalhei bem, mas não deu. Um dia será diferente”, prometeu o famalicense.

Quanto aos algarvios, o sprinter Manuel Cardoso foi o atleta do Team Tavira em destaque nesta última tirada da Volta, ao cortar a linha da meta em 31ª posição, com o mesmo tempo de Greipel, sendo assim o homem mais rápido da turma algarvia.

Na classificação geral individual, foi Ricardo Mestre quem chegou mais longe, sempre com o importante suporte dos companheiros, alcançando desta forma a 17ª posição, a 4 minutos e 3 segundos de Geraint Thomas.

Para o diretor desportivo do Team Tavira, Vidal Fitas, a equipa, que iniciou agora a época, “respondeu bem às exigências da prova tendo em linha de conta que não estava ao mesmo nível dos grupos estrangeiros que já têm muitos dias de estrada, por isso, é um bom começo e um bom teste em começo de temporada”.

As classificações secundárias ficaram com a mesma configuração que já tinham após a etapa do Malhão. Além da Camisola Amarela, Geraint Thomas leva para casa a Camisola Verde, da classificação por pontos, o colombiano Sergio Henao (Sky) ganhou a Camisola Azul, símbolo de melhor trepador, enquanto o italiano David Formolo (Cannondale-Garmin) foi o melhor jovem da Volta ao Algarve, conquistando a Camisola Branca.

A Camisola Laranja, prémio para o melhor português, foi ganha por Tiago Machado. A russa Katusha, comandada pelo português José Azevedo, triunfou por equipas.

 

5ª Etapa:

1.º André Greipel (Lotto Soudal), 4h15m40s (Média: 43,392 km/h)
2.º Tom van Asbroeck (Lotto NL-Jumbo), mt
3.º Rudiger Selig (Katusha), mt
4.º Gianni Meersman (Etixx-QuickStep), mt
5.º Phil Bauhaus (Bora-Argon 18), mt
6.º Roy Jans (Wanty-Groupe Gobert), mt
7.º Jurgen Roelandts (Lotto Soudal), mt
8.º Alexander Porsev (Katusha), mt
9.º Ben Swift (Sky), mt
10.º Filipe Cardoso (Efapel), mt

 

Geral:

1.º Geraint Thomas (Sky), 19h46m13s
2.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), a 27s
3.º Tiago Machado (Katusha), a 1m11s
4.º Richie Porte (Sky), a 1m14s
5.º Luis León Sánchez (Astana), a 1m18s
6.º Rein Taaramae (Astana), a 1m19s
7.º Sergei Chernetski (Katusha), a 1m32s
8.º Alberto Losada (Katusha), a 1m55s
9.º Rubén Fernández (Movistar), a 2m04s
10.º Ion Izaguirre (Movistar), a 2m21s

 

Comentários

pub