Teatro universitário e de marionetas lançam programação do ano do Lethes

O Teatro Lethes, em Faro, vai começar o ano com teatro universitário e de marionetas, já a partir de sexta-feira. […]

Sopa com MassaO Teatro Lethes, em Faro, vai começar o ano com teatro universitário e de marionetas, já a partir de sexta-feira.

O espetáculo «Sopa com Massa», pelo Sin-Cera, da Universidade do Algarve e a peça «Por Este Rio Acima», pela S.A. Marionetas, são as primeiras das muitas sugestões que a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, que gere o espaço cultural, tem para 2015 e que  já anunciou, na íntegra, no final de dezembro.

Na sexta e no sábado, às 21h30, o grupo de teatro universitário Sin-Cera leva à cena a sua mais recente produção «Sopa com Massa»,encenado por Pedro Monteiro. Esta peça tem com pano de fundo um velho casarão labiríntico, algures no interior algarvio e  põe em evidencia as impcompatibilidades de um casal da cidade com a vida no campo e as «dificuldades dos “montanheiros” em adaptar-se às exigências dos notáveis hóspedes».

«Paixões, jogos de sedução e poder desequilibram o ambiente e o estado anímico e psíquico de todos os envolvidos. Uma trama que promete prender o espectador desde o primeiro ao último minuto», descreve a ACTA. Bruno Pádua, Eduardo Melo, Ana Correia, Alexandra Faustino, Diogo Simão, João Manata, Ângela Lourenço, Luís Reis, Tânia Guedelha, Severine Guerreiro e Marisa Cadelária compõe o elenco da peça.

Os bilhetes para «Sopa com Massa» custam 4 euros para estaudantes e 5 eurs, para não estudantes.

Por este Rio AcimoNo dia 11, às 16 horas, e a 12 janeiro, às 10h30 e 14h30, será a vez dos S.A. Marionetas apresentarem «Por Este Rio Acima», uma criação que homenageia, com recurso a marionetas, duas obras-primas da cultura portuguesa: A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e o disco Por este rio acima de Fausto Bordalo Dias. «Uma matéria visual em torno da audição deste disco, cruzando diferentes técnicas e linguagens performativas. Ouvir, Ver e Sentir é a proposta», descreve a ACTA.

«Por Este Rio Acima» é o resultado da colaboração entre José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre , responsáveis pela encenação, manipulação e pelas marionetas. As marionetas de vidro, serão manipuladas por Joana Silva e Jeremy / Cencal.

A peça tem um preço especial para o público escolar de 2,5 euros por aluno (os professores não pagam).Fora deste âmbito, o bilhete para crianças até aos 12 anos custa 3 euros e para o restante público 5 euros.

Comentários

pub