Morreu o músico Zé da Ponte (com vídeo)

O músico José da Ponte, mais conhecido como Zé da Ponte, de 60 anos, nascido em Silves, morreu hoje, anunciou […]

Zé da PonteO músico José da Ponte, mais conhecido como Zé da Ponte, de 60 anos, nascido em Silves, morreu hoje, anunciou a Sociedade Portuguesa de Autores.

Zé da Ponte foi compositor, baixista e produtor musical, tendo iniciado a atividade artística em 1976, com a participação no álbum “Homo Sapiens”, do projeto Saga, de José Luis Tinoco.

Conheceu Luís Pedro Fonseca, também já desaparecido, quando este entrou para a Movieplay. Mais tarde fundaram uma empresa especializada em publicidade e produção de discos, tendo gravado muitos jingles.

Colaborou nos Dia d’água e, com Lena d’Água, lançou também um disco de adivinhas feitas em parceria com Maria João Duarte.

Em Setembro de 1980, com Luis Pedro Fonseca (teclas) e Lena d’Água (voz), é formado o grupo Salada de Frutas.

Com a inclusão dos músicos convidados, Guilherme Inês (bateria), Moz Carrapa (guitarra) e Rui Cardoso gravam o álbum Sem Açúcar.  Em 1981, é editado o single Robot que se torna um enorme sucesso.

Em 1982, com Guilherme Inês, fundam os estúdios Namouche, onde produziram nomes conhecidos como Dora e Dulce Pontes. Formaram também o grupo Zoom, com a cantora Formiga.

Na qualidade de baixista e/ou produtor participou em diversos trabalhos de artistas consagrados tais como Pedro Barroso (Antologias), Jorge Palma (Bairro do Amor) e António Variações (Anjo da Guarda).

Durante alguns anos trabalhou na editora Strauss, tendo lançado discos pela etiqueta Evolution da Strauss. Também fundou os estúdios Atelier do Som. Foi ainda um dos administradores da Sociedade Portuguesa de Autores.

Zé da Ponte com os Salada de Frutas, nos anos 80
Zé da Ponte com os Salada de Frutas, nos anos 80

Zé da Ponte participou por diversas vezes no Festival da Canção, acabando por representar Portugal por três vezes no Festival Eurovisão. Em 1986, foi autor e compositor, em conjunto com Guilherme Inês e Luís Oliveira, de “Não sejas mau pra mim”, interpretado por Dora.

Recentemente participou como produtor e membro do júri, no programa Operação Triunfo da RTP.

O funeral sai amanhã, sexta-feira de Lisboa, para a sua cidade natal de Silves. Assim, o velório do músico, por sua vontade expressa, realiza-se na sala Carlos Paredes, no edifício da Sociedade Portuguesa de Autores, na rua Gonçalves Crespo, em Lisboa, hoje, a partir das 16h00.

Na sexta-feira, após uma pequena cerimónia naquele local, o funeral sai às 12h00 para o cemitério de Silves, onde o músico será sepultado, provavelmente por volta das 15h30.

 

Atualizado às 18h40, acrescentando informação sobre o funeral.

 

A canção “Não sejas mau pra mim”, uma das composições de maior sucesso de Zé da Ponte, interpretada por Dora no Festival da Eurovisão de 1986:

https://www.youtube.com/watch?v=aOyIkqrQndc

Comentários

pub