Recuperação da torre 16 da Almedina de Silves já foi concluída

As obras de recuperação da torre 16 da muralha da Almedina, em Silves, já foram concluídas. A intervenção sobre esta […]

Depois da recuperaçãoAs obras de recuperação da torre 16 da muralha da Almedina, em Silves, já foram concluídas.

A intervenção sobre esta torre e zona adjacente do monumento, localizadas na Rua Dr. Francisco Vieira, próxima da GNR e nas traseiras do Museu de Arqueologia, custou cerca de 75 mil euros e será seguida por mais obras, que visam recuperar toda a muralha da Almedina, classificada como monumento nacional em 2013.

Desde setembro, foram realizadas diversas ações, nomeadamente «a picagem de rebocos, limpeza de raízes e remoção de plantas, colmatação de falhas em alvenaria de pedra, tratamento das fendas e consolidação do interior da muralha, por injeção de caldas consolidantes, bem como pela aplicação de tirantes de aço inox, entre outros».

As muralhas da Almedina, encontram-se, «na maioria dos tramos, em avançado estado de degradação». «Uma das áreas mais preocupantes era a Torre 16 e pano de muralha adjacente, que desde 2008 se encontravam em estado de ruina, deixando cair pedras sobre os logradouros contíguos, ameaçando derrocar», ilustrou a Câmara de Silves.

Mas esta não é a única situação preocupante, pelo que, além desta torre, outras duas deverão, em breve, ser alvo de obras de conservação e restauro, como tinha revelado em Julho passado ao Sul Informação, Maria José Gonçalves, responsável pelo departamento de Património Histórico, Arqueológico e Museus da Câmara de Silves, que também anunciou obras na ponte medieval de Silves.

«Este é apenas o início de uma ação bastante mais alargada, que pretende tratar todo o sistema defensivo da antiga cidade islâmica. A Câmara Municipal tem já em curso o desenvolvimento de procedimento, tendo em vista a adjudicação de projeto de restauro e requalificação da totalidade das muralhas da Almedina de Silves, por forma a garantir a perpetuação deste importante testemunho do nosso passado, que integra o conjunto dos cinco imóveis classificados como Monumento Nacional que temos na cidade» reforçou a Câmara.

A obra agora realizada resulta de um projeto desenvolvido, em parceria, pela autarquia silvense e pela Direção Regional da Cultura do Algarve, tendo a Câmara assumido a sua execução.

 

Veja as fotos antes e depois da recuperação da muralha e da torre:

Comentários

pub