Fundador do Zoomarine ganha prémio internacional raro para uma carreira de exceção

Pedro Lavia, fundador e presidente da Mundo Aquático SA (empresa detentora do parque temático Zoomarine, em Albufeira), acaba de receber, […]

Pedro Lavia_IMATA_1Pedro Lavia, fundador e presidente da Mundo Aquático SA (empresa detentora do parque temático Zoomarine, em Albufeira), acaba de receber, durante o congresso anual da IMATA, que teve lugar em Orlando, nos Estados Unidos da América, o “Sonny Allen Lifetime Achievement Award”.

Durante os 40 anos desta associação internacional de profissionais de bem-estar animal, investigação e educação ambiental, foi apenas a 10ª vez que este galardão foi atribuído e a primeira vez que o homenageado não é um cidadão norte-americano.

O “Sonny Allen Lifetime Achievement Award” foi criado como tributo ao fundador e ex-presidente da IMATA, falecido em 1997, e é atribuído, de forma excecional, apenas quando ao proposto é reconhecido um raro mérito profissional e ético.

O prémio de carreira tem como objetivo homenagear os profissionais que se destacam na idealização e promoção de elevados padrões de bem-estar animal na área dos mamíferos marinhos (golfinhos e baleias, focas, otárias e leões marinhos, manatins e dugongos, lontras, et cetera), inovando e fortalecendo as dinâmicas nacionais e internacionais de “husbandry”, educação ambiental, conservação da natureza, ciência e investigação, ao mesmo tempo que incentivam e facilitam o crescimento técnico e cooperativo, aquém e além fronteiras, dos especialistas nestas áreas.

Pedro Lavia, que, até ao preciso momento da homenagem, desconhecia a intenção da IMATA em homenagear a sua carreira de quase 50 anos, foi chamado ao palco após uma emotiva apresentação que resumiu o seu longo e intenso percurso profissional e pessoal e que, simultaneamente, reconheceu e homenageou a sua relação de 42 anos com o golfinho Sam (que, entre 1969 e 2011, partilhou viagens, sucessos e equipas com a família Lavia: “Sam e Pedro – a parceria de uma vida”).

Pedro Lavia_IMATA_2Imediatamente antes da entrega do troféu, foi também exibida uma declaração em vídeo de Jay Sweeney, um dos mais prestigiados e premiados veterinários a nível mundial (e ele próprio galardoado, em 2005, com o “Sonny Allen Lifetime Achievement Award”) que, impedido de estar presente, não quis deixar de prestar homenagem pública a Pedro Lavia, destacando a “elevada qualidade humana e profissional de um homem a quem tenho a honra de chamar colega e amigo há 40 anos”.

As centenas de congressistas ovacionaram o homenageado de pé e durante quase cinco minutos, após o que Pedro Lavia dirigiu algumas palavras aos presentes.

Claramente surpreso e emocionado, Pedro Lavia expressou a sua imensa alegria por receber tão honroso prémio de carreira e prometeu “continuar a lutar pela constante inovação técnica e profissional, em termos de entretenimento, educação, conservação e ciência, em prol dos mamíferos marinhos que são, por excelência, os embaixadores do mundo marinho e meus especiais parceiros de vida”.

Antes de terminar, Pedro Lavia dedicou o prestigiado prémio aos vários mamíferos marinhos que com ele emocionaram e educaram milhões de visitantes ao longo dos últimos 45 anos, aos profissionais que fazem e fizeram parte das suas equipas e, finalmente, à sua família.

O Zoomarine, em Albufeira, foi inaugurado em 1991, sendo o culminar de um longo e inovador percurso empresarial e técnico do presidente da Mundo Aquático SA, o impulsionador de inúmeros projetos (“Delfines de Miami”, “Acuarama”, “Golfinhos de Miami”, “Mediterraneo Marine Park” e, naturalmente, os Zoomarine de Portugal e Itália) em inúmeros países (Argentina, México, Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Malta, entre outros) e envolvendo 14 espécies de mamíferos marinhos.

Pedro Lavia_IMATA_3Desde a sua abertura, o Zoomarine (considerado, em 2013 e em 2014, o 7º melhor parque temático da Europa) já recebeu mais de 10 milhões de visitantes e vários prémios internacionais – incluindo da IMATA (o último dos quais em 2011) em diversas categorias, tornando-se num dos parques zoológicos mundiais com mais prémios nestas áreas.

A IMATA, criada no início da década de 70 e uma das maiores associações profissionais do mundo zoológico e científico, congrega mais de 2000 especialistas mundiais, envolvidos em tão distintas áreas como condicionamento operante, medicina-veterinária, biologia marinha, nutrição zoológica, educação ambiental, fisiologia, reabilitação de animais arrojados, conservação da natureza, entre muitas outras.

Realiza um congresso anual, um dos quais teve lugar no Algarve, em 1998 (durante o qual o Zoomarine também recebeu um dos seus prémios de excelência).

Comentários

pub